GT 2 - O agir real em sala de aula de línguas

Dra. Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin (UFC) fragaleurquin@yahoo.com.br
Mnda. Regiane Santos Cabral de Paiva (PPGL/UERN) regianeuern@yahoo.com.br
Ms. Lena Lúcia Espíndola (UECE/UFC)

Este grupo de trabalho tem o objetivo de reunir pesquisadores interessados em discutir a prática do profissional em sala de aula de línguas (materna e estrangeiras). É nosso propósito refletir sobre o agir docente, incluindo a relação dele com os alunos e com o material didático, numa situação de construção dos conhecimentos em atividades linguageiras de leitura e de produção de textos escritos.


Programação

_______________________________________________________________________________________
1º Dia – 12 de agosto de 2010 – 5ª feira
_______________________________________________________________________________________


Sessão 1 - SALA A3

10h45min
Linguagens em contato na terra indígena Campina Katukina-Acre: o ensino de Língua Portuguesa a partir de significações tradicionais
Antônio Cláudio Brito do nascimento

11h
O agir do professor: interface cultural em PLE
Gislene Lima Carvalho

11h15min
A importância dos gêneros textuais no ensino de Língua Inglesa
José Rosamilton de Lima

11h30min
O programa nacional biblioteca da escola e o (re)dimensionamento das práticas de leitura da linguagem quadrinística no Ensino Médio
Francisca das Chagas Nobre de Lima

11h45min
O agir no livro didático de português língua estrangeira
Ana Angélica Lima Gondim
Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin

12h
Discussões dos trabalhos

_______________________________________________________________________________________
2º Dia – 13 de agosto de 2010 – 6ª feira
_______________________________________________________________________________________


Sessão 2 -SALA A4

10h45min
Os genêros jornalísticos na sala de aula de Língua Portuguesa
Elisangela Soares de Oliveira
Camila Maria Gomes

11h
A música como recurso didático nas aulas de língua estrangeira
Francineudo Duarte Pinheiro Júnior

11h15min
Os métodos de ensino da prática do professor de língua estrangeira
Francisca Jucélia da Silva

11h30min
Material autêntico: uso de cómics como estratégia de Ensino de Língua Espanhola
Adriana Teixeira Pereira

11h45min
A contribuição dos estudos linguísticos para uma mudança de paradigma no Ensino de Língua Portuguesa
Francisco Ribeiro Silva Júnior

12h
Discussões dos trabalhos