VII Colóquio Nacional de Professores de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura
O ensino de Língua Portuguesa e de Literatura: dos conteúdos às metodologias

Programação dos Grupos de Trabalho
.................................................................................................
Para baixar arquivo da Programação Geral dos Grupos de Trabalho em formato PDF, clica aqui.
Problemas com o download? Clica aqui.


Esta é a programação geral dos 15 grupos de trabalhos. A ordem e os horários das apresentações são de responsabilidade dos coordenadores, portanto, qualquer problema relativo à alteração de horário deverá ser resolvido junto aos coordenadores dos grupos de trabalho, através dos e-mails indicados diante do nome de cada coordenador.


Grupo de Trabalho 1

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E DE LITERATURA

Dra. Sulemi Fabiano Campos (UFRN/ESSI/GEPPEP) sulemifabiano@yahoo.com.br
Ms. Vanessa Fabíola Silva de Faria (UNEMAT/PONTES E LACERDA) vfaria@usp.br


1º Dia – 12 de agosto de 2010 – 5ª feira

Sessão 1 - SALA A1

10h45min
O ensino de produção de textos escritos em aulas de língua materna no ensino médio
Maria Elicleide Silva

11h
As funções da remissão ao discurso do outro na escrita do gênero acadêmico
Thayse Santos Arimatéia
Luana Danielle do Nascimento Silva de Medeiros

11h15min
Acadêmicos de Letras: a difícil escolha entre trabalhar (ou não) e ler (ou não) para se (in)formar
Marcelo Vieira da Nóbrega

11h30min
Análise das mudanças nos livros didáticos de língua portuguesa após a publicação do PCN de 1996
Wagner R. Campos
Camila N. Fernandes
Maria Joyce Paiva Medeiros

11h45
Discussões dos trabalhos

Sessão 2 - SALA A2

10h45min
As dúvidas e o texto do professor de LP em exercício: reflexos da formação inicial?
Ana Maria Macedo

11h
Interação verbal: produção de sentidos em perspectiva
Francisca Tarciclê Pontes Rodrigues

11h15min
Gêneros textuais no ensino de leitura e produção textual: perspectivas interdisciplinares
Gleicyane Feitosa Gomes

11h30min
Formação de professores: uma leitura que desvenda ideologias, uma escrita que favorece o esclarecimento
Lucrécio Araújo de Sá Júnior

11h45min
Discussões dos trabalhos

2º Dia - 13 de agosto de 2010 – 6ª feira

Sessão 3 - SALA A1

10h45min
Uma análise comparativa do uso da coesão lexical
Ailton Sérgio Leal Bezerra

11h
Análise dos elementos coesivos e de coerência no texto “réquiem para a transposição do São Francisco”
Arthur Martinelli

11h15min
A visão do livro didático sobre os gêneros e a tipologia textual: um primeiro olhar
Amanda Caroline Damasceno Tavares

11h30min
Adjetivação e recategorização de referentes em notas de falecimento do início do século XIX
Monalisa Medeiros

11h45min
Análise da sequência narrativa no conto A cartomante, de Machado de Assis
Jaqueline Andréa Medeiros Pereira
Danilo da Silva Cândido

12h
Docência e Ethos: construindo a imagem de si por meio das memórias de leitura
Ester Cavalcanti da Silva Araújo
Maria da Penha Casado Alves

12h15min
Discussões dos trabalhos

_______________________________________________________________________________________


Grupo de Trabalho 2

O AGIR REAL EM SALA DE AULA DE LÍNGUAS

Dra. Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin (UFC) fragaleurquin@yahoo.com.br
Mnda. Regiane Santos Cabral de Paiva (PPGL/UERN) regianeuern@yahoo.com.br
Ms. Lena Lúcia Espíndola (UECE/UFC)

1º Dia – 12 de agosto de 2010 – 5ª feira

Sessão 1 - SALA A3

10h45min
Linguagens em contato na terra indígena Campina Katukina-Acre: o ensino de Língua Portuguesa a partir de significações tradicionais
Antônio Cláudio Brito do Nascimento

11h
O agir do professor: interface cultural em PLE
Gislene Lima Carvalho

11h15min
A importância dos gêneros textuais no ensino de Língua Inglesa
José Rosamilton de Lima

11h30min
O programa nacional biblioteca da escola e o (re)dimensionamento das práticas de leitura da linguagem quadrinística no Ensino Médio
Francisca das Chagas Nobre de Lima

11h45min
O agir no livro didático de português língua estrangeira
Ana Angélica Lima Gondim
Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin

12h
Discussão dos trabalhos


2º Dia – 13 de agosto de 2010 – 6ª feira

Sessão 2 - SALA A4

10h45min
Os genêros jornalísticos na sala de aula de Língua Portuguesa
Elisangela Soares de Oliveira
Camila Maria Gomes

11h
A música como recurso didático nas aulas de língua estrangeira
Francineudo Duarte Pinheiro Júnior

11h15min
Os métodos de ensino da prática do professor de língua estrangeira
Francisca Jucélia da Silva

11h30min
Material autêntico: uso de cómics como estratégia de Ensino de Língua Espanhola
Adriana Teixeira Pereira

11h45min
A contribuição dos estudos linguísticos para uma mudança de paradigma no Ensino de Língua Portuguesa
Francisco Ribeiro Silva Júnior

12h
Discussões dos trabalhos

_______________________________________________________________________________________
 

Grupo de Trabalho 3

OS CONTEÚDOS E AS METODOLOGIAS NO ENSINO DA GRAMÁTICA
 
Dra. Célia Barbosa de Medeiros (UnP) celiabarbosa@unp.br, celiabarbos@hotmail.com
Dr. João Gomes da Silva Neto (UFRN) gonet46@yahoo.com.br
Dra. Maria das Graças Soares Rodrigues (UFRN) gracasrodrigues@gmail.com
 
1º Dia – 12 de agosto de 2010 – 5ª feira
 
Sessão 1 - SALA A5
 
10h45min
Instrumentos específicos para avaliar: relato de experiência
Maria das Graças Soares Rodrigues
 
11h
Uma análise da proposta de ensino da argumentação e dos gêneros textuais em um livro didático de língua portuguesa
Emiliana Souza Soares Fernandes
 
11h15min
Língua e uso: didatização na regência de classe
Josilete Alves Moreira de Azevedo
 
11h30min
Os estudos linguísticos e um novo paradigma de ensino de língua portuguesa
Francisco Ribeiro Silva Júnior
 
11h45min
Uma reflexão do ensino da análise linguística no Ensino Fundamental II
Marcela Monteiro
Camila Souza
 
12h
Discussões dos trabalhos
 
Sessão 2 - SALA B1
 
10h45min
A sequência descritiva no ensino de língua portuguesa
João Gomes da Silva Neto
 
11h
O uso dos gêneros textuais como método auxiliar no embate entre linguagem oral e escrita
Juciene Silva de Sousa Nascimento
 
11h15min
Os gêneros textuais e o ensino de gramática: uma abordagem sintático-semântica do texto em sala de aula
Júlio Neto dos Santos
Ivanaldo Oliveira dos Santos
 
11h30min
Gramática e gênero discursivo: estudo preliminar acerca da abordagem de ensino enfocada em documentos oficiais
Vilma Nunes da Silva
 
11h45min
Discussões dos trabalhos
 
Sessão 3 - SALA B2
 
10h45
Reflexões sobre os usos e gramática
Alvanira Lúcia de Barros
 
11h
A dimensão discursiva da retomada de outros em textos de vestibulandos
Maria do Socorro Oliveira
 
11h15min
A repetição lexical favorecendo a progressão textual em textos argumentativos
Elis Betânia Guedes da Costa
 
11h30min
Discussões dos trabalhos
 
2º Dia – 13 de agosto de 2010 – 6ª feira
 
Sessão 4 - SALA A2
 
10h45min
O ensino de gramática a partir de regularidades de usos em sequências descritivas
Célia Maria Medeiros Barbosa da Silva
 
11h
O emprego do adjetivo como elemento modalizador
Ana Catarina Ferreira Cabral Oliveira
Maria Aparecida da Silva Andrade
 
11h15min
A sintaxe do português brasileiro e o ensino de gramática
Marco Antonio Martins
Kássia Kamilla de Moura
Fernanda Eliza Silva Galdino
 
11h30min
A natureza discursivo-pragmático dos termos acessórios da oração
José Fernandes Campos Júnior
 
11h45min
Discussões dos trabalhos
 
Sessão 5 - SALA A3
 
10h45min
O ensino de literatura em aulas de língua portuguesa no nível médio
Netanias Mateus de Souza Castro
José Cezinaldo Rocha Bessa
 
11h
O objeto de ensino da aula de português e os usos sociais da língua
Maria Aparecida Calado de Oliveira Dantas
 
11h15min
Uma reflexão sobre o ensino de língua materna
Ana Maria C. Almeida Diniz
Gláucia Clélia Sousa
 
11h30min
Métodos de alfabetização e linguagens
Verônica Palmira Salme de Aragão
 
11h45min
Discussões dos trabalhos
 
_______________________________________________________________________________________

Grupo de Trabalho 4

PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E DE LITERATURA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
 
Dra. Maria do Socorro de Oliveira Brandão (UERN/FAPERN) socbrandao@hotmail.com
Mnda. Gláucia Maria Bastos Marques (PPGL/UERN) glauciabastosmarques@yahoo.com.br
Mnda. Orfa Noemi Gamboa Padilla (PPGL/UERN) ariesnoes@hotmail.com
Esp. Francicleide Cesário de Oliveira Fontes fran.cesario@hotmail.com


1º Dia – 12 de agosto de 2010 – 5ª feira

Sessão 1 - SALA B3

10h45min
Prática de ensino de língua portuguesa no estágio supervisionado: desafios e conquistas
Benevenuta Fátima Lima
Marta Maria Silva de Faria Wanderley

10h55min
O gênero resenha em sala de aula: uma experiência de ensino de língua portuguesa
Ângela Paula Nunes Ferreira

11h05min
A literatura como estratégia lúdica: experiência no estágio supervisionado
Anielly Isabel Duarte da Silva
Diana Maria Leite Lopes Saldanha
Simone Fontes Leite Andrade

11h15min
A análise de plano de aula e a relação teoria e prática no ensino de língua portuguesa
Maria Glidioneide Valcácer Lopes
Francisca Edna Soares
Maria Lúcia Pessoa Sampaio

11h25min
Reflexão docente e avaliação formativa: vias de aprimoramento das práticas pedagógicas
Luciana Maria Moura Rodrigues

11h35min
A contribuição do estágio supervisionado do curso de Letras para o ensino de língua portuguesa
Crígina Cibelle Pereira
Maria Leidiana Alves

11h45min
Metodologia do ensino de língua portuguesa: os gêneros do discurso em sala de aula
Gláucia Maria Bastos Marques
Edmar Peixoto de Lima

11h55min
Discussões dos trabalhos


2º Dia – 13 de agosto de 2010 – 6ª feira

Sessão 2 - SALA A4

10h45min
O ensino de literatura no ensino fundamental
Ruth Ellen Rodrigues Dutra
Raquel Monteiro da Silva Freitas

10h55min
A experiência da literatura com professores do estágio supervisionado II
Emanuela Carla Medeiros de Queiros
Diana Maria Leite Lopes Saldanha

11h05min
Estágio supervisionado e formação de professores de língua materna e literatura: experiências em espaços educativos
Benevenuta Fátima Lima
Marta Maria Silva de Faria Wanderley

11h15min
O que se ensina sobre ensino de escrita na disciplina de metodologia do ensino de língua portuguesa?
Maria Leidiana Alves
Suelen Gregatti da Igreja

11h25min
Sobre o ensino de literatura: uma análise de suas proposições com base em conceitos foucaultianos
Marina Martins Marques de Souza
Gláucia Maria Bastos Marques

11h35min
Concepções de linguagem: da teoria à prática
Maria do Socorro de Oliveira Brandão

11h45min
Investigando as memórias de leituras de adultos
Kaiza Maria Alencar de Oliveira
Maria Lúcia Pessoa Sampaio
Maria do Socorro de Oliveira Brandão

11h55min
Discussões dos trabalhos

_______________________________________________________________________________________

Grupo de Trabalho 5 

A LÍNGUA PORTUGUESA E A LITERATURA NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS E EM DOCUMENTOS OFICIAIS

Dra. Alessandra Cardoso de Freitas (UFRN) alessacardozof@ig.com.br
Mnda. Edmar Peixoto de Lima (PPGL/UERN) professoraedmar@gmail.com
Mnda. Caroline de Souza Cunha (UFMA) carolsouza_837@hotmail.com

1º Dia – 12 de agosto de 2010 – 5ª feira

Sessão 1 - SALA B4

10h45min
O objeto da disciplina metodologia/didática de ensino de língua portuguesa no curso de licenciatura em Letras da UERN
Maria Graceli de Lima
Maria Lúcia Pessoa Sampaio

11h
O ensino de leitura na formação do professor de língua portuguesa
Ana Cristina Champoudry

11h15min
Identidade do professor segundo o REUNI
Marcelo Roberto Dias

11h30min
A emergência da metodologia do ensino de Língua Portuguesa nos currículos do curso de Letras no Brasil
Caroline de Souza Cunha
Katia Cilene Ferreira França

11h35min
Refletindo a proposta de um trabalho com gêneros apresentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS)
Elis Betânia Guedes da Costa

11h45min
Discussões dos trabalhos

Sessão 2 - SALA B5

10h45min
Análise das ementas das disciplinas específicas para formação de professor de Língua Portuguesa do curso de Letras de uma IES
Lílian Pereira Palácio

11h
A análise do programa geral da disciplina à luz da linguística textual
Edmar Peixoto de Lima
Gláucia Maria Bastos Marques

11h15min
Desafios e controvérsias no ensino de literatura no nível médio de escolaridade: a visão dos PCNs e dos OCEms
Francisco Vieira da Silva

11h30min
Programa de um curso de Letras representações sobre a formação do professor de Língua Portuguesa
Margarete Fátima Pauletto

11h45min
Discussões dos trabalhos

_______________________________________________________________________________________

Grupo de Trabalho 6

O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE EJA: DAS DIRETRIZES NACIONAIS AOS CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DE ENSINO

Ms. Rosangela Alves dos Santos Bernardino (IFRN) rosealves_23@yahoo.com.br
Ms. Antonia Francimar da Silva (IFRN) antonia.silva@ifrn.edu.br


1º Dia – 12 de agosto de 2010 – 5ª feira

Sessão Única - SALA B6

10h45min
Material didático de língua portuguesa para o PROEJA: delimitando fundamentos teóricos e metodologias para a leitura e produção de textos
Rosângela Alves dos Santos Bernardino
Evandro Gonçalves Leite

11h
Gênero textual, humor e aprendizagem na educação profissional integrada à educação básica na modalidade EJA
Robeilza de Oliveira Lima

11h15min
Conteúdos e metodologia de ensino da língua portuguesa a partir de projeto integrador
Maria Aparecida da Silva Fernandes Trindade
Magda Renata Marques Diniz
Cristiane Maria Praxedes de Souza Nóbrega

11h30min
O perfil dos alunos do PROEJA/IFRN Campus Pau dos Ferros
Amilde Martins Fonseca
Guilherme Paiva de Carvalho Martins

11h45min
Discussões dos trabalhos

_______________________________________________________________________________________

Grupo  de Trabalho  7

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Dra. Rosângela Maria Bessa Vidal (PPGL/UERN) rosangelavidal@uern.br
Ms. Maria Eliete de Queiroz (CAMEAM/UERN) eliete_queiroz@yahoo.com.br
Ms. Carlos Magno Viana Fonseca (CAMEAM/UERN) cmfonseca@brisanet.com.br


1º Dia – 12 de agosto de 2010 – 5ª feira

Sessão 1 - SALA B7 (GDALM)

10h45min
Letramento e cultura no ensino de língua portuguesa na educação básica: perspectivas e desafios
Elizabete Bastos da Silva

10h55min
Ensino de literatura: por uma prática de letramento
Dowglas de Amorim Lira

11h05min
Busca orientada na internet: uma alternativa para a pesquisa escolar
Marilucia Oliveira
Márcio Oliveiros Alves da Silva
Herodoto Ezequiel Fonseca da Silva
Laura Viviani dos Santos Bornann

11h15min
Vozes não expressas na gramática tradicional
Nádia Maria Silveira Costa de Melo

11h25min
“De agora em diante já sei como argumentar!": uma análise na visão do sujeito
Daliane do Nascimento dos Santos
Alessandra Cardozo de Freitas

11h35min
A leitura no livro didático: (re)pensando as práticas de ensino na formação do leitor proficiente
Jocenilton Cesário da Costa

11h45min
Língua materna x ensino de gramática funcional: uma proposta produtiva de ensino
Ana Alice de Freitas Neta Araújo
Rosângela Maria Bessa Vidal

11h55min
Discussões dos trabalhos

Sessão 2 - SALA B8

10h45min
Que tipo de história da literatura é trabalhada em sala de aula?
Gilvaneide de Souza Santos

10h55min
O uso de gêneros textuais nas práticas de ensino de língua portuguesa
Francimeire Cesário de Oliveira

11h05min
A importância da linguística no ensino da leitura e da escrita nas primeiras séries do ensino fundamental
Julio Neto dos Santos
Ivanaldo Oliveira dos Santos

11h15min
Sétima arte e a literatura no processo educacional
Alexandre Souza Cavalcante

11h25min
O fazer, o dizer do professor e o livro didático: questões teórico-metodológicas com o texto escrito no ensino de língua portuguesa
Maria Eliete Queiroz

11h35min
Iniciação à docência: relato de atividades desenvolvidas no programa PIBID
Hadoock Ezequiel Araújo de Medeiros
Marise Adriana Mamede Galvão

11h45min
A literatura de Câmara Cascudo: uma experiência pedagógica na educação infantil
Amanda Gomes de Sena Mariz
Maria Alice Fernandes da Silva Sales

11h55min
Discussões dos trabalhos

Sessão 3 - SALA C1

10h45min
Programa institucional de iniciação à docência em língua portuguesa: relato de experiências
Marize Adriana Mamede Galvão

10h55min
A leitura e seu ensino como elemento integrador de conteúdos: uma abordagem interdisciplinar
Antonia Sueli da Silva

11h05min
Uma análise das práticas de leitura na aula de português no nono ano do ensino fundamental
Cosmo Gean da Silva Monte

11h15min
Os aspectos verbais como ferramentas de auxílio para a construção de sentido do texto
Midiã da Silva Borges Gomes

11h25min
Ler pela voz do contador
Ariane Kercia Benício de Sá

11h35min
Recursos metadiscursivos: uma proposta teórico-metodológica para produção escrita
Sâmia Araujo dos Santos
Francisca Tarciclê Pontes Rodrigues

11h45min
Gêneros textuais e a aula de português: análise e questões
Hildevânia da Silva Monte

11h55min
Discussões dos trabalhos


2º Dia – 13 de agosto de 2010 – 6ª feira

Sessão 4 - SALA A5

10h45min
O conto de fadas no ensino de LP: acentuando a imaginação e desestabilizando preceitos
Francisca Ramos Lopes
Ana Grabriella Ferreira da Silva

10h55min
A prática da oralidade no ensino de língua materna
Margarete Maria de Marilac Leite
José Rosamilton de Lima

11h05min
A prática de leitura e de produção de textos na alfabetização de crianças e de jovens e adultos
Margarete Maria de Marilac Leite
José Rosamilton de Lima

11h15min
Projeto de pesquisa científica em literatura comparada: produção de poesia pelo processo de retextualização
Ione Carvalho Rodrigues

11h25min
Considerações sobre o gênero propaganda e algumas implicações no ensino de língua portuguesa
Mizilene Kelly de Souza Bezerra

11h35min
A intervenção da lingüística funcional na prática de ensino de língua portuguesa
Rosângela Maria Bessa Vidal

11h45min
O ensino de literatura brasileira: o pretexto da língua materna e a reprodução de valores da escola burguesa
Maria da Paz de Freitas e Souza

11h55min
Os gêneros textuais na mídia impressa: uma proposta significativa
Manoel Guilherme de Freitas

12h05
Discussões dos trabalhos

Sessão 5 - SALA B1

10h45min
As prioridades no ensino de língua portuguesa: o estágio como momento de análise da prática docente
Ilderlandio Assis de Andrade Nascimento

10h55min
Habilidades e competências no novo ENEM: impactos na educação básica brasileira
Lucineudo Machado Irineu
Kélvya Freitas Abreu

11h05min
Letramento(s) e multiletramento(s): conceitos, práticas e reflexões no ensino de língua portuguesa
Kélvya Freitas Abreu
Lucineudo Machado Irineu

11h15min
A formação de alunos leitores: concepções que norteiam as práticas dos professores
Francisca Edilma Braga Soares

11h25min
O ensino de língua portuguesa no ensino médio e a inter-relação com a formação docente
Maria Leogete Joca da Costa

11h35min
Carta pessoal: relato de experiência em sala de aula do ensino médio
Juliete Guedes da Silva
Vanessa da Conceição

11h45min
Escolarização da leitura literária: uma proposta interdisciplinar e intertextual a partir da obra Chapéu mau e lobinho vermelho
Cinthia de Oliveira Andrade
Fabiana dos Santos Silva Tavares
Josinaldo Paulo Ferreira

11h55min
Discussões dos trabalhos

Sessão 6 - SALA B2

10h45min
Ciúme: a leitura literária de um grande tema
Keila Gabryelle Leal Aragão
Marcelo Victor Gouveia de Lucena

10h55min
Gramaticalização na sala de aula
Carlos Magno Viana Fonseca

11h05min
O trabalho com os gêneros textuais na escola: concepção e prática pedagógica do professor
Maria da Luz Duarte Leite Silva

11h15min
Os signicados da palavra "onde" por alunos do 9º ano
Tatiane Xavier da Silva

11h25min
A literatura, meu aluno e eu: mediação e letramento literário
Aflânia Dantas Diniz de Lima
Jackson Diniz Vieira

11h35min
A variação linguística no ensino de Língua Portuguesa
Priscila Ferreira Ramos
Nádia Kalliny Joaquim dos Santos

11h45min
Discussões dos trabalhos

_______________________________________________________________________________________

Grupo de Trabalho 8

AS PROPOSTAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA NO LIVRO DIDÁTICO

Dra. Naelza de Araújo Wanderleu (UFCG) naelzanobrega@ig.com.br
Dra. Marcia Candeia Rodrigues (UFCG) marciacrodrigues@click21.com.br


1º Dia – 12 de agosto de 2010 – 5ª feira

Sessão 1 - SALA C2

10h45min
Triste fim dos contos: Lima Barreto no livro didático
Andréia Maria da Silva Lopes

11h
A leitura no livro didático: uma reflexão sobre teoria e prática
Ayane de Abreu Pessoa
Samyra Lara Ferreira de Almeida

11h15min
Metodologias de ensino de Língua Portuguesa e literatura no livro didático do Ensino Médio
Ermeson David de Oliveira

11h30min
Vários livros e uma mesma leitura: a abordagem da poesia de Augusto dos Anjos nos livros didáticos
Verucci Domingos de Almeida

11h45min
Nomenclaturas gramaticais do livro didático: problemas e divergências
Aldecy Rodrigues dos Santos
Maria Gabriela Rodrigues Medeiros

12h
Discussões dos trabalhos


2º Dia – 13 de agosto de 2010 – 6ª feira

Sessão 2 - SALA B3

10h45min
As propostas de atividades com gêneros textuais no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio
Ananias Agostinho da Silva

11h
A refacção textual em livro didático de Língua Materna do 9° ano do Ensino Fundamental
Wanderleya Magna Alves
José Cezinaldo Rocha Bessa

11h15min
Gêneros orais e ensino: uma abordagem no livro didático de língua Portuguesa do Ensino Médio
Maria Jaqueline da Silva
Elisângela Soares de Oliveira

11h30min
Analisando as concepções teóricas dos livros didáticos: ele propõe, ele faz?
Erica Poliana Nunes de Souza Cunha
Fernanda de Moura Ferreira
Maria da Penha Casado Alves

11h45min
“Refazer”, “mais claro e coerente”: a imprecisão de solicitações de reescrita no livro didático de Português
Evandro Gonçalves Leite
Regina Celi Mendes Pereira

12h
Discussões dos trabalhos

Sessão 3 - SALA B4

10h45min
Leitura e escrita: uma proposta de ensino dos gêneros conto e crônica para o Ensino Médio
Franciclébia Nicolau da Silva
Erik Viana Carlos Rodrigues

11h
Do dizer teórico às transposições didáticas: análise das propostas de escrita no material didático do Projovem à luz da perspectiva sócio-histórica de linguagem
Gilmara Freire Azevedo
Maria da Penha Casado Alves

11h15min
A poesia infantil e os exercícios correlacionados em livros didáticos do 2º ano do Ensino Fundamental
Aline Muniz Alves
Jose Helder Pinheiro

11h30min
A abordagem da oralidade nos livros didáticos de Língua Portuguesa
Márcia Rejane Brilhante Campêlo
Marise Adriana Mamede Galvão

11h45min
Análise do desempenho do livro didático no processo de ensino-aprendizagem da leitura
Gilvaneide de Sousa Santos
Júlio dos Santos Carrillo
Odalice de Castro Silva

12h
Discussões dos trabalhos

_______________________________________________________________________________________

Grupo de Trabalho 9

O TEXTO E A LEITURA LITERÁRIA EM SALA DE AULA: RELAÇÕES ENTRE LITERATURA E ENSINO
 
Mndo. Pedro Fernandes de Oliveira Neto (PPGL/UERN) pedro.letras@yahoo.com.br
Dra. Maria Edileuza da Costa (PPGL/UERN) edileuzacosta@ig.com.br

 
1º dia – 12 de agosto de 2010 - 5ª feira

Sessão 1 - SALA C3
 
10h45min
Literatura e Ensino: perigos e desafios. Como e por que ensinar a literatura?
Janaina Silva Alves
 
10h55min
Literatura e ensino: algumas reflexões
Rosângela Reinaldo da Fonsêca
 
11h05min
Letramento literário e ensino: onde está o texto, o leitor e o mundo?
Vilmária Chaves Nogueira
 
11h15min
A estrutura do pensamento, a leitura e o processo de aprendizado: a literatura como recurso no ensino de valores
Gonzalo Hernan Apolo
 
11h25min
O ensino literário e o texto literário: longe de uma prática dialogista e interacionista nas relações de ensino-aprendizagem
Maria da Paz de Freitas e Souza
 
11h35min
A leitura de poemas em blogs: novas possibilidades para a leitura literária
Berenice da Silva Justino
 
11h45min
O ensino de Literatura sob a perspectiva do letramento literário
Enia Ramalho dos Santos
Aflânia Dantas Diniz de Lima
 
11h55min
Discussões dos trabalhos
 
Sessão 2 - SALA C4
 
10h45min
Analisando o gênero aula com enfoque no processo formativo do professor de língua materna e literatura e na formação do leitor literário
Vilma Nunes da Silva
 
10h55min
A leitura dramática de Cantarim de cantará
Mariclécia Bezerra de Araújo
 
11h05min
A hora do conto em sala de aula: uma relação entre leitura literária e ensino
Vilmária Chaves Nogueira
 
11h15min
Letramento literário: uma experiência de leitura literária em sala de aula
Ângela Paula Nunes Ferreira
 
11h25min
Memórias de um Sargento de Milícias: na sala de aula, fora da escola
Luciana Maria Moura Rodrigues
 
11h35min
Texto literário: para além do recurso didático nas aulas de língua
Regiane Santos Cabral de Paiva
José de Paiva
Maria Lucia Sampaio Pessoa
 
11h45min
Os desafios do professor no ensino de literatura: do nível médio ao superior
Sara Fernandes Martins
 
11h55min
Discussão dos trabalhos


2º dia – 13 de agosto de 2010 - 6ª feira

Sessão 3 - SALA B5

10h45min
Adaptações do conto Chapeuzinho vermelho em Perrault e irmãos Grimm
Núbia Verônica Ferreira Avelino

10h55min
O tema do duplo em Caio Fernando Abreu: uma leitura de Terça feira-gorda de Morangos mofados
Francisco Aedson de Souza Oliveira
Antonia Marly Moura da Silva

11h05min
Analisando Eros nas obras És meu, O silêncio e Marido e outros contos
Maria Aparecida da Costa Gonçalves Ferreira

11h15min
Aproximações entre Arte poética – Paul Verlaine e Um sonho – Eugênio de Castro
Otávila Cristina Barbosa Gomes
Francisca Carolina Lima Silva
Aline Lacerda Lima

11h25min
Opúsculo humanitário: a importância da educação feminina na visão de Nísia Floresta
Fernando Lopes de Lima
Maria Edileuza da Costa

11h35min
Rasgando os véus idealizantes em História interrompida, conto de Clarice Lispector
Flávia Rodrigues de Melo
Antonia Marly Moura da Silva

11h45min
Literatura, identidade e cultura: a evolução do pensamento brasileiro
Carlos Gildemar Pontes
Maria Edileuza da Costa

11h55min
Os textos de Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade fazem sentido no ensino de língua materna
Manuel Guilherme de Freitas

12h05
Discussões dos trabalhos

Sessão 4 - SALA B6

10h45min
O homem faz a letra e a letra se desfaz no homem: eis a sua educação pela pedra
Marcelo Pessoa

10h55min
Poesia popular e música: propostas metodológicas com poesias de Patativa do Assaré para o ensino de Literatura
Ciro Leandro da Fonseca
Maria Edneide Ferreira de Carvalho

11h05min
Ler rima com prazer
Ariane Kercia Benício de Sá
Ana Maria Carneiro Almeida Diniz

11h15min
Sobre literatura e ensino, considerações à procura de sentido
Pedro Fernandes de Oliveira Neto

11h25min
Por uma educação pela Literatura
Pedro Fernandes de Oliveira Neto

11h35min
Ensino de literatura um caminho para a desalienação
Aline Barbosa de Almeida
Eliane Bezerra da Silva

11h45min
Discussão dos trabalhos

Sessão 5 - SALA B7 (GDALM)

10h45min
Cultura popular: ensinando a aprender literatura
Antonio Cleonildo da Silva Costa

10h55min
Cronistas na sala de aula: trabalhando a escrita e o prazer
Valdison Ribeiro da Silva

11h05min
As experiências de leituras literárias de estudantes do curso de Letras/Português do NAESU: que leitor literário ingressa no curso?
Maria Gorete Paulo Torres
José Cezinaldo Rocha Bessa

11h15min
Nas ondas da leitura: Uma viagem pela obra Memórias Póstumas de Brás Cubas nas aulas de Literatura
José Carlos Redson
Maria Edileuza da Costa

11h25min
O processo de leitura de literatura em sala de aula: uma experiência com o texto poético
Noemi Gamboa Padilha
Maria Lúcia Pessoa Sampaio

11h35min
A utilização do texto literário no livro didático
Larissa Cristina Viana Lopes
Lucineide da Silva Carneiro

11h45min
O repertório de leitura no cotidiano da sala de aula: uma proposta didática com o texto poético
Maria Edileuza da Costa
Larissa Cristina Viana Lopes

11h55min
Uma proposta de estudo com o texto literário nas aulas de língua materna na Escola Municipal Antonio Carvalho de Oliveira
Maria Edileuza da Costa
Sebastião Francisco de Mesquita

12h05
Discussão dos trabalhos

_______________________________________________________________________________________

Grupo de Trabalho 10

DOCUMENTAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE: ESCRITA E MEMÓRIA
 
Mical de Melo Marcelino Magalhães (UFU/GEPPEP) micalsv@yahoo.com.br
Thomas Massao Fairchild (UFPA/GEPPEP) tmfairch@yahoo.com.br
 
CANCELADO
 
_______________________________________________________________________________________
   
Grupo de Trabalho 11

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E ENSINO DE LÍNGUAS
 
Dr. Guilherme Paiva de Carvalho Martins guimemartins@gmail.com
Mnda. Amilde Martins da Fonseca amildefonseca@hotmail.com
Mndo. Manoel Guilherme de Freitas mguilhermefreitas@hotmail.com
Marcela Carvalho Martins Amaral amaral.marcela@gmail.com


1º Dia – 12 de agosto de 2010 – 5ª feira

Sessão 1 - SALA DE MULTIMÍDIA

10h45min
Letramento digital: inclusão e prática docente
Marilucia Oliveira
Márcio Oliveiros Alves da Silva
Herodoto Ezequiel Fonseca da Silva
Laura Viviani dos Santos Bornann

11h
O uso de mídias nas práticas pedagógicas
Marcela Carvalho Martins Amaral
Guilherme Paiva de Carvalho Martins

11h15min
PROITEC no Alto Oeste potiguar: pontos críticos e desafios
Amilde Martins da Fonseca
Guilherme Paiva de Carvalho Martins

11h30min
O uso de TIC’s na Educação Escolar
Valmaria Lemos da Costa Santos

11h35min
Discussão dos trabalhos


2º Dia – 13 de agosto de 2010 – 6ª feira

Sessão 2 - SALA B8

10h45min
O rádio como veículo de democratização da educação: a experiência do programa “Diálogos Universitários”
Galileu Galilei Medeiros de Souza

11h
Análise Sintática Computacional no Ensino de Línguas: a questão da ambiguidade
Andréa Feitosa dos Santos

11h15min
Internetês versus Língua Portuguesa: uma rivalidade, múltiplos discursos
Leila Karla Morais Rodrigues Freitas

11h30min
A Pós-modernidade e a sua manifestação no cotidiano dos indivíduos: o papel da informática na vida escolar dos adolescentes estudantes da cidade de Bom Sucesso/PB no componente curricular história
Reinaldo Alves Teixeira

11h45min
A (inter)Genericidade d(n)o Blog: possibilidades potenciais para o Ensino de Língua Materna
Leila Karla Morais Rodrigues Freitas

12h
Discussão dos trabalhos

_______________________________________________________________________________________

Grupo de Trabalho 12

OS ESTUDOS DO DISCURSO E DO TEXTO EM PESQUISAS CIENTÍFICAS

Dr. Gilton Sampaio de Souza giltonsampaio@uern.br
Mndo. Francisco Marcos de Oliveira Luz fmoluz@bol.com.br
Mnda. Diana Maria Cavalcante de Sá dianacavalcante_@hotmail.com
Mnda Maria Graceli de Lima gracelylima@hotmail.com

1º dia – 12 de agosto de 2010 - 5ª feira

Sessão 1 - SALA H2

10h45min
A formação de profissionais de língua materna em documentos oficiais: algumas considerações sobre as diretrizes curriculares nacionais
Francisco Fransueldo da Costa Soares
Gilton Sampaio de Souza

10h55min
As metodologias de ensino de língua portuguesa nos PCN's e suas repercurssões no curso de Letras do CAMEAM/UERN
Francisco Fransueldo da Costa Soares
Gilton Sampaio de Souza

11h05min
Letramento e alfabetização: impactos na escrita na vida de adultos não-alfabetizados
Francisco Edson Gonçalves Leite
Adriana Morais Jales
Gilton Sampaio de Souza

11h15min
A prática de correção textual por professores de língua portuguesa no ensino médio
Ariane Aparecida de Oliveira

11h25min
O uso das anáforas em produções textuais de alunos do primeiro ano do ensino médio
Crígina Cibelle Pereira
Maria José Morais Honório

11h35min
Como se constitui a autoria no gênero resenha acadêmica
Dalva Teixeira da Silva Penha
Maria José da Penha

11h45min
A produção de texto no ensino superior: a pertinência e a aplicabilidade em justificativas de monografias
Elvis Alves da Costa
Gilton Sampaio de Souza

12h
Discussões dos trabalhos

Sessão 2 - SALA H3

10h45min
Entre linguagem, lógica e realidade: um caminho alternativo à crise da objetivividade do discurso a luz de Maurice Blondel
Galileu Galilei Medeiros de Souza

10h55min
Dialogismo no texto acadêmico de estudantes de Letras: um estudo sobre os modos de referir-se aos discursos do outro
Iderlandio de Assis Andrade do Nascimento
José Cezinaldo Rocha Bessa
Rosângela Alves dos Santos Bernardino

11h05min
A construção de sentidos violentos e ideologias machistas na prática cultural do forró
Claudiana Nogueira de Alencar
Marília Pinheiro Ribeiro

11h15min
Entre o sentido e a construção da identidade: um olhar sobre o discurso poético de Patativa do Assaré
Jocenilton Cesário da Costa
Maria Eliza Freitas do Nascimento

11h25min
Argumentação e ensino de língua portuguesa: construção de sentidos em artigos acadêmicos
Roselany de Holanda Duarte

11h35min
Argumentação e discurso acadêmico: as teses em justificativas de monografias de Letras
Elvis Alves da Costa
Gilton Sampaio de Souza

11h45min
Discussões dos trabalhos

2º dia – 13 de agosto de 2010 - 6ª feira

Sessão 3 - SALA C1

10h45min
A produção textual em sala de aula: a quem cabe a autoria?
Hubeônia Morais de Alencar

10h55min
O papel do livro didático no ensino da escrita
João Batista Alves Monteiro

11h05min
Os recursos reiterativos na produção escrita do aluno do 9° ano do ensino fundamental
Maria Graceli de Lima
José Cezinaldo Rocha Bessa

11h15min
A produção de texto no ensino superior: breves considerações sob o olhar etnográfico
Lidiane de Morais de Diógenes Bezerra

11h25min
Contraposição no processamento de texto/sentido e o ensino/aprendizagem da escrita
Liliane Souza do Amaral

11h35min
As teses sobre o ensino de linguas: um estudo retórico sobre monografias de graduação
Rosa Leite da Costa
Edmar Peixoto de Lima
Maria Lúcia Pessoa Sampaio

11h45min
As escolhas lexicais na produção do sentido em textos jornalisticos
José Fernandes Campos Júnior

12h
Discussões dos trabalhos

Sessão 4 - SALA C2

10h45min
Linguagem e diversidade étnicorracial nos projetos pedagógicos: o discurso da Lei 10.639/2003
Ady Canário de Souza Estêvão

10h55min
A posição do autor no romance polifônico
Secleide Alves da Silva
Ciclene Alves da Silva

11h05min
Texto legal do art. 421 do Código Civil Brasileiro de 2002: uma análise do papel da função social do contrato
Diana Maria Cavalcante de Sá

11h15min
Identidade e violência no forró
Gustavo Cândido Pinheiro
Claudiana Nogueira de Alencar

11h25min
O riso dionisíaco em letras de Caetano Veloso: uma visão nietzschiana
Rafael Campos Belizário

11h35min
A produção de Jáder de Carvalho nos primeiros suplementos modernistas do século XX, no Ceará
Rodrigo de Albuquerque Marques
Vanessa Batista Lima

11h45min
Discussões dos trabalhos

_______________________________________________________________________________________

Grupo de Trabalho 13 

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS COM LEITURAS EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES

Diana Leite Saldanha dianalsaldanha@hotmail.com
Vanja Maria Lopes Correia Rocha vanja@brisanet.com.br
Maria Eridan dos Santos eridan.santos@hotmail.com
Mnda. Luzinete Cesário Freitas prof_luzinete@hotmail.com


1º Dia – 12 de agosto de 2010 – 5ª feira

Sessão 1 - SALA H4

10h45min
Práticas de leitura em sala de aula: o uso de pré-textos para o trabalho pedagógico com diversos temas das disciplinas do currículo escolar
Sidney Alexandre da Costa Alves

11h
Leitura: uma prática pedagógica necessária
Maria Aparecida Calado de Oliveira Dantas

11h15min
Projeto de leitura: quero ler... agora!
Míria Helen Ferreira de Souza

11h30min
A leitura no ciberespaço: um relato de experiências
Aurilene Costa dos Santos

11h45min
Discussões dos trabalhos

Sessão 2 - SALA H5

10h45min
Conto e poesia em sala de aula: relato de uma contadora de história formando leitores na Educação Básica
Dulcilene Rodrigues da Silva Barreto

11h
A experiência da leitura na vida dos adultos
Emanuela Carla Medeiros de Queiros
Maria Glidioneide Valcácer Lopes

11h15min
Incentivo à leitura em espaços diferenciados
Maria Eveuma de Oliveira

11h30min
Carta: um gênero de gratidão
Rafaela Cristina Oliveira de Andrade

11h45min
O Haicai em sala de aula: um olhar sobre as práticas de escrita dos alunos
Aline Patrícia da Silva
William Brenno dos Santos Oliveira

12h
Leitura literária e ensino de línguas: uma introdução ao ensino de literatura de línguas estrangeiras
Aníbal de Souza Mascarenhas Filho

12h15min
Discussões dos trabalhos


2º Dia – 13 de agosto de 2010 – 6ª feira

Sessão 3 - SALA C3

10h45min
Leitura com adultos: a constituição de sentidos mediante textos literários
Raimunda Queiroz Rêgo

11h
O contágio pela leitura: em busca da formação de leitores
Keutre Gláudia da Conceição Soares

11h15min
Descortinando mitos: o que antes era dom, agora é leitura e reescrita
Anderson Menezes da Silva

11h30min
O vivido na leitura em diferentes contextos sociais: um relato de experiências
Andreza Emicarla Pereira Cavalcante
Graciela Filgueira de Lima Oliveira

11h45min
O lúdico e a Literatura Infantil: experiências para uma vida
Aline Muniz Alves

12h
Práticas de leitura com as obras indicadas para o vestibular: atividades dos professores para a formação do aluno-leitor
Raquel Monteiro da Silva Freitas

12h15min
Discussões dos trabalhos

Sessão 4 - SALA C4

10h45min
Como e para quê trabalhar a leitura e a produção do gênero cordel
Cínthia de Oliveira Andrade
Fabiana dos Santos Silva Tavares
Josinaldo Paulo Ferreira

11h
O Projeto “Primeiro, aprender”: uma proposta de ensino de leitura a partir dos gêneros textuais
Francisca Lúcia Barreto de Lima
Ana Maria de Carvalho
Marília Costa de Souza

11h15min
A travessia do letramento escolar para o mundo: ecos de leitura a partir da biblioteca escolar
Maria do Rosário da S. Medeiros
Maria do Socorro Oliveira

11h30min
O Gênero Blog na escola: Reflexão de interação pedagógica
Ana Priscila Griner
Magda Renata Marques Diniz
Maria da Penha Casado Alves

11h45min
Livros infantis: descobrindo sua função numa turma de Educação Infantil da Unidade Educacional Infantil UEIUFRN
Amanda Gomes de Sena Mariz

12h
Discurso Pedagógico: tecendo interações e conhecimentos
Luzinete Cesário de Araújo Freitas
Maria Lúcia Pessoa Sampaio

12h15min
Discussões dos trabalhos

_______________________________________________________________________________________

Grupo de Trabalho 14

PRÁTICAS E METODOLOGIAS DE ENSINO DE GÊNEROS ACADÊMICOS

Dra Maria do Socorro Maia F. Barbosa socorromaia@uern.br
Ms. Maria de Fátima Carvalho fatimacdantas@brisanet.com.br
Ms. José Cezinaldo Rocha Bessa cezinaldo_bessa@yahoo.com.br


1º dia – 12 de agosto de 2010 - 5ª feira

Sessão 1 - SALA H6

10h45
Língua Portuguesa como apoio à pesquisa: uma análise da produção textual de gêneros acadêmicos
Mariana Hercília de Macêdo Nascimento
Célia Maria de Medeiros

11h
Para começo de conversa... Os ditos sobre como produzir e a produção do gênero projeto de pesquisa
Francisca Alves da Silva

11h15min
A produção de gêneros acadêmicos: teorização de uma prática
Ana Maria de Oliveira Paz

11h30min
O gênero resumo científico: organização e funcionalidade no ensino de língua
José Lindomar da Silva

11h45min
Discussões dos trabalhos


2º dia – 13 de agosto de 2010 - 6ª feira

Sessão 2 - SALA DE MULTIMÍDIA

10h45min
A noção de gêneros discursivos na concepção bakhtiniana e da sócio-retórica
Maria Leidiana Alves
Maria do Socorro Maia Fernandes Barbosa
Gilton Sampaio de Souza

11h
O gênero artigo científico na graduação
Maria de Fátima de Carvalho Dantas
Maria do Socorro Maia Fernandes Barbosa

11h15
Os gêneros textuais como ferramenta didática para o ensino da linguagem
Rosilda M. A. S. Santos

11h30
Discussões dos trabalhos

_______________________________________________________________________________________

Grupo de Trabalho 15

PLANEJAMENTO E METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÍNGUAS COM USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS

Ms. Maria da Conceição Costa ccmlua@yahoo.com.br
Mnda. Ciclene Alves da Silva ciclenealves@bol.com.br
Esp. Zênia Regina dos Santos Barboza zeninha30@hotmail.com
Esp. Iandra Fernandes P. caldas iandrafernandes@hotmail.com


1º Dia – 12 de agosto de 2010 – 5ª feira

Sessão 1 - SALA H7

10h45min
Transformando o sacrifício em prazer: um novo olhar sobre o livro paradidático
Djeim Nunes de Freitas Silva

11h
Planejamento e metodologias de ensino: análise do uso de materiais didático-pedagógicos em escolas da região do alto oeste potiguar
Maria da Conceição Costa
Eline Cristina Correia
Maria Leidiane Alves Vicente

11h15min
Planejamento de ensino e canto popular: possibilidades didático-pedagógicas em sala de aula
Maria da Conceição Costa
Fidel Valença Medeiros Leite
Tânia Dantas

11h30min
Discussões dos trabalhos


2º Dia – 13 de agosto de 2010 – 6ª feira

Sessão 2 - SALA 5 BLOCO VERTICAL TÉRREO

10h45min
O livro didático no ensino de língua estrangeira: o caso específico do espanhol
José Lindomar da Silva

11h
O cantinho de leitura e os letramentos multissemióticos
Clécida Maria Bezerra Bessa
Henning Miquellon Duarte Saraiva
Maria Aparecida Gomes Barbosa

11h15min
O gênero textual no plano de aula: perspectiva da análise linguística
Antonia Nilmária Viana Silva
Sandra Sinara Bezerra

11h30min
O lúdico como facilitador do ensino-aprendizagem da língua inglesa
Verucci Domingos de Almeida

11h45min
Discussões dos trabalhos