GT 4 - Práticas de ensino de língua portuguesa e de literatura no estágio supervisionado
Dra. Maria do Socorro de Oliveira Brandão (UERN/FAPERN) socbrandao@hotmail.com
Mnda. Gláucia Maria Bastos Marques (PPGL/UERN) glauciabastosmarques@yahoo.com.br
Mnda. Orfa Noemi Gamboa Padilla (PPGL/UERN) ariesnoes@hotmail.com
Esp. Francicleide Cesário de Oliveira Fontes fran.cesario@hotmail.com
Este grupo de trabalho procura reunir trabalhos que reflitam sobre as concepções de linguagem que desafiam a prática de Ensino de Língua materna e suas literaturas frente às novas tecnologias, métodos e abordagens; suas implicações, tendências e perspectivas.
Programação
_______________________________________________________________________________________
1o. Dia – 12 de agosto de 2010 – 5a. feira
_______________________________________________________________________________________
Sessão 1 - SALA B3
10h45min
Prática de ensino de língua portuguesa no estágio supervisionado: desafios e conquistas
Benevenuta Fátima Lima
Marta Maria Silva de Faria Wanderley
10h55min
O gênero resenha em sala de aula: uma experiência de ensino de língua portuguesa.
Ângela Paula Nunes Ferreira
Dra. Maria do Socorro de Oliveira Brandão (UERN/FAPERN) socbrandao@hotmail.com
Mnda. Gláucia Maria Bastos Marques (PPGL/UERN) glauciabastosmarques@yahoo.com.br
Mnda. Orfa Noemi Gamboa Padilla (PPGL/UERN) ariesnoes@hotmail.com
Esp. Francicleide Cesário de Oliveira Fontes fran.cesario@hotmail.com
Este grupo de trabalho procura reunir trabalhos que reflitam sobre as concepções de linguagem que desafiam a prática de Ensino de Língua materna e suas literaturas frente às novas tecnologias, métodos e abordagens; suas implicações, tendências e perspectivas.
Programação
_______________________________________________________________________________________
1o. Dia – 12 de agosto de 2010 – 5a. feira
_______________________________________________________________________________________
Sessão 1 - SALA B3
10h45min
Prática de ensino de língua portuguesa no estágio supervisionado: desafios e conquistas
Benevenuta Fátima Lima
Marta Maria Silva de Faria Wanderley
10h55min
O gênero resenha em sala de aula: uma experiência de ensino de língua portuguesa.
Ângela Paula Nunes Ferreira
11h05min
A literatura como estratégia lúdica: experiência no estágio supervisionado
Anielly Isabel Duarte da Silva
Diana Maria Leite Lopes Saldanha
Simone Fontes Leite Andrade
11h15min
A análise de plano de aula e a relação teoria e prática no ensino de língua portuguesa
Maria Glidioneide Valcácer Lopes
Francisca Edna Soares
Maria Lúcia Pessoa Sampaio
11h25min
Reflexão docente e avaliação formativa: vias de aprimoramento das práticas pedagógicas
Luciana Maria Moura Rodrigues
11h35min
A contribuição do estágio supervisionado do curso de Letras para o ensino de língua portuguesa
Crígina Cibelle Pereira
Maria Leidiana Alves
11h45min
Metodologia do ensino de língua portuguesa: os gêneros do discurso em sala de aula
Gláucia Maria Bastos Marques
Edmar Peixoto de Lima
11h55min
Discussões dos trabalhos
_______________________________________________________________________________________
2o. Dia – 13 de agosto de 2010 – 6a. feira
_______________________________________________________________________________________
Sessão 2 - A4
10h45min
O ensino de literatura no ensino fundamental
Ruth Ellen Rodrigues Dutra
Raquel Monteiro da Silva Freitas
10h55min
A experiência da literatura com professores do estágio supervisionado II
Emanuela Carla Medeiros de Queiros
Diana Maria Leite Lopes Saldanha
11h05min
Estágio supervisionado e formação de professores de língua materna e literatura: experiências em espaços educativos
Benevenuta Fátima Lima
Marta Maria Silva de Faria Wanderley
11h15min
O que se ensina sobre ensino de escrita na disciplina de metodologia do ensino de língua portuguesa?
Maria Leidiana Alves
Suelen Gregatti da Igreja
11h25min
Sobre o ensino de literatura: uma análise de suas proposições com base em conceitos foucaultianos
Marina Martins Marques de Souza
Gláucia Maria Bastos Marques
11h35min
Concepções de linguagem: da teoria à prática
Maria do Socorro de Oliveira Brandão
11h45min
Investigando as memórias de leituras de adultos
Kaiza Maria Alencar de Oliveira
Maria Lúcia Pessoa Sampaio
Maria do Socorro de Oliveira Brandão
11h55min
Discussões dos trabalhos