GT 13 - Relatos de experiências com leituras em espaços escolares e não escolares
Diana Leite Saldanha dianalsaldanha@hotmail.com
Vanja Maria Lopes Correia Rocha vanja@brisanet.com.br
Maria Eridan dos Santos eridan.santos@hotmail.com
Mnda. Luzinete Cesário Freitas prof_luzinete@hotmail.com
Com foco na leitura como processo de compreensão abrangente, proveniente da linguagem verbal e não-verbal, objetivamos com este GT acolher trabalhos que problematizem a leitura que vai desde aquela voltada para a experiência do leitor como produtor e/ou leitor de obra de arte, livros e outros materiais de leituras, até aquelas impulsionadas por ambientes virtuais. Constitui-se, portanto, como nosso interesse, os relatos de experiências vivenciadas pelos leitores/produtores/mediadores nas mais diversas práticas de leitura desenvolvidas em espaços escolares e não-escolares, como forma de entender as contribuições destas para a formação do leitor.
Programação
_______________________________________________________________________________________
1º Dia – 12 de agosto de 2010 – 5ª feira
_______________________________________________________________________________________
Sessão 1 - SALA H4
10h45min
Práticas de leitura em sala de aula: o uso de pré-textos para o trabalho pedagógico com diversos temas das disciplinas do currículo escolar
Sidney Alexandre da Costa Alves
11h
Leitura: uma prática pedagógica necessária
Maria Aparecida Calado de Oliveira Dantas
11h15min
Projeto de leitura: quero ler... agora!
Míria Helen Ferreira de Souza
11h30min
A leitura no ciberespaço: um relato de experiências
Aurilene Costa dos Santos
11h45min
Discussões dos trabalhos
Sessão 2 - SALA H5
10h45min
Conto e poesia em sala de aula: relato de uma contadora de história formando leitores na Educação Básica
Dulcilene Rodrigues da Silva Barreto
11h
A experiência da leitura na vida dos adultos
Emanuela Carla Medeiros de Queiros
Maria Glidioneide Valcácer Lopes
11h15min
Incentivo à leitura em espaços diferenciados
Maria Eveuma de Oliveira
11h30min
Carta: um gênero de gratidão
Rafaela Cristina Oliveira de Andrade
11h45min
O Haicai em sala de aula: um olhar sobre as práticas de escrita dos alunos
Aline Patrícia da Silva
William Brenno dos Santos Oliveira
12h
Leitura literária e ensino de línguas: uma introdução ao ensino de literatura de línguas estrangeiras
Aníbal de Souza Mascarenhas Filho
12h15min
Discussões dos trabalhos
_______________________________________________________________________________________
2º Dia – 13 de agosto de 2010 – 6ª feira
_______________________________________________________________________________________
Sessão 3 - SALA C3
10h45min
Leitura com adultos: a constituição de sentidos mediante textos literários
Raimunda Queiroz Rêgo
11h
O contágio pela leitura: em busca da formação de leitores
Keutre Gláudia da Conceição Soares
11h15min
Descortinando mitos: o que antes era dom, agora é leitura e reescrita
Anderson Menezes da Silva
11h30min
O vivido na leitura em diferentes contextos sociais: um relato de experiências
Andreza Emicarla Pereira Cavalcante
Graciela Filgueira de Lima Oliveira
11h45min
O lúdico e a Literatura Infantil: experiências para uma vida
Aline Muniz Alves
12h
Práticas de leitura com as obras indicadas para o vestibular: atividades dos professores para a formação do aluno-leitor
Raquel Monteiro da Silva Freitas
12h15min
Discussões dos trabalhos
Sessão 4 - SALA C4
10h45min
Como e para quê trabalhar a leitura e a produção do gênero cordel
Cínthia de Oliveira Andrade
Fabiana dos Santos Silva Tavares
Josinaldo Paulo Ferreira
11h
O Projeto “Primeiro, aprender”: uma proposta de ensino de leitura a partir dos gêneros textuais
Francisca Lúcia Barreto de Lima
Ana Maria de Carvalho
Marília Costa de Souza
11h15min
A travessia do letramento escolar para o mundo: ecos de leitura a partir da biblioteca escolar
Maria do Rosário da S. Medeiros
Maria do Socorro Oliveira
11h30min
O Gênero Blog na escola: Reflexão de interação pedagógica
Ana Priscila Griner
Magda Renata Marques Diniz
Maria da Penha Casado Alves
11h45min
Livros infantis: descobrindo sua função numa turma de Educação Infantil da Unidade Educacional Infantil UEIUFRN
Amanda Gomes de Sena Mariz
12h
Discurso Pedagógico: tecendo interações e conhecimentos
Luzinete Cesário de Araújo Freitas
Maria Lúcia Pessoa Sampaio
12h15min
Discussões dos trabalhos
Diana Leite Saldanha dianalsaldanha@hotmail.com
Vanja Maria Lopes Correia Rocha vanja@brisanet.com.br
Maria Eridan dos Santos eridan.santos@hotmail.com
Mnda. Luzinete Cesário Freitas prof_luzinete@hotmail.com
Com foco na leitura como processo de compreensão abrangente, proveniente da linguagem verbal e não-verbal, objetivamos com este GT acolher trabalhos que problematizem a leitura que vai desde aquela voltada para a experiência do leitor como produtor e/ou leitor de obra de arte, livros e outros materiais de leituras, até aquelas impulsionadas por ambientes virtuais. Constitui-se, portanto, como nosso interesse, os relatos de experiências vivenciadas pelos leitores/produtores/mediadores nas mais diversas práticas de leitura desenvolvidas em espaços escolares e não-escolares, como forma de entender as contribuições destas para a formação do leitor.
Programação
_______________________________________________________________________________________
1º Dia – 12 de agosto de 2010 – 5ª feira
_______________________________________________________________________________________
Sessão 1 - SALA H4
10h45min
Práticas de leitura em sala de aula: o uso de pré-textos para o trabalho pedagógico com diversos temas das disciplinas do currículo escolar
Sidney Alexandre da Costa Alves
11h
Leitura: uma prática pedagógica necessária
Maria Aparecida Calado de Oliveira Dantas
11h15min
Projeto de leitura: quero ler... agora!
Míria Helen Ferreira de Souza
11h30min
A leitura no ciberespaço: um relato de experiências
Aurilene Costa dos Santos
11h45min
Discussões dos trabalhos
Sessão 2 - SALA H5
10h45min
Conto e poesia em sala de aula: relato de uma contadora de história formando leitores na Educação Básica
Dulcilene Rodrigues da Silva Barreto
11h
A experiência da leitura na vida dos adultos
Emanuela Carla Medeiros de Queiros
Maria Glidioneide Valcácer Lopes
11h15min
Incentivo à leitura em espaços diferenciados
Maria Eveuma de Oliveira
11h30min
Carta: um gênero de gratidão
Rafaela Cristina Oliveira de Andrade
11h45min
O Haicai em sala de aula: um olhar sobre as práticas de escrita dos alunos
Aline Patrícia da Silva
William Brenno dos Santos Oliveira
12h
Leitura literária e ensino de línguas: uma introdução ao ensino de literatura de línguas estrangeiras
Aníbal de Souza Mascarenhas Filho
12h15min
Discussões dos trabalhos
_______________________________________________________________________________________
2º Dia – 13 de agosto de 2010 – 6ª feira
_______________________________________________________________________________________
Sessão 3 - SALA C3
10h45min
Leitura com adultos: a constituição de sentidos mediante textos literários
Raimunda Queiroz Rêgo
11h
O contágio pela leitura: em busca da formação de leitores
Keutre Gláudia da Conceição Soares
11h15min
Descortinando mitos: o que antes era dom, agora é leitura e reescrita
Anderson Menezes da Silva
11h30min
O vivido na leitura em diferentes contextos sociais: um relato de experiências
Andreza Emicarla Pereira Cavalcante
Graciela Filgueira de Lima Oliveira
11h45min
O lúdico e a Literatura Infantil: experiências para uma vida
Aline Muniz Alves
12h
Práticas de leitura com as obras indicadas para o vestibular: atividades dos professores para a formação do aluno-leitor
Raquel Monteiro da Silva Freitas
12h15min
Discussões dos trabalhos
Sessão 4 - SALA C4
10h45min
Como e para quê trabalhar a leitura e a produção do gênero cordel
Cínthia de Oliveira Andrade
Fabiana dos Santos Silva Tavares
Josinaldo Paulo Ferreira
11h
O Projeto “Primeiro, aprender”: uma proposta de ensino de leitura a partir dos gêneros textuais
Francisca Lúcia Barreto de Lima
Ana Maria de Carvalho
Marília Costa de Souza
11h15min
A travessia do letramento escolar para o mundo: ecos de leitura a partir da biblioteca escolar
Maria do Rosário da S. Medeiros
Maria do Socorro Oliveira
11h30min
O Gênero Blog na escola: Reflexão de interação pedagógica
Ana Priscila Griner
Magda Renata Marques Diniz
Maria da Penha Casado Alves
11h45min
Livros infantis: descobrindo sua função numa turma de Educação Infantil da Unidade Educacional Infantil UEIUFRN
Amanda Gomes de Sena Mariz
12h
Discurso Pedagógico: tecendo interações e conhecimentos
Luzinete Cesário de Araújo Freitas
Maria Lúcia Pessoa Sampaio
12h15min
Discussões dos trabalhos