GT 14 - Práticas e metodologias de ensino de gêneros acadêmicos

Dra Maria do Socorro Maia F. Barbosa socorromaia@uern.br
Ms. Maria de Fátima Carvalho fatimacdantas@brisanet.com.br
Ms. José Cezinaldo Rocha Bessa cezinaldo_bessa@yahoo.com.br

Este Grupo de Trabalho acolhe trabalhos situados nas mais diversas tendências teóricas que problematizem discussões acerca de questões relacionadas ao trabalho com gêneros acadêmicos na educação superior, focalizando o debate sobre objetivos, conteúdos, procedimentos metodológicos e avaliação do ensino desses gêneros em atividades de leitura e produção de textos.  Serão acolhidos ainda trabalhos de relatos de experiências que se enquadrem na proposta temática do GT.


Programação

_______________________________________________________________________________________
1º dia – 12 de agosto de 2010 - 5ª feira
_______________________________________________________________________________________

Sessão 1 - SALA H6

10h45
Língua Portuguesa como apoio à pesquisa: uma análise da produção textual de gêneros acadêmicos
Mariana Hercília de Macêdo Nascimento
Célia Maria de Medeiros

11h
Para começo de conversa... Os ditos sobre como produzir e a produção do gênero projeto de pesquisa
Francisca Alves da Silva

11h15min
A produção de gêneros acadêmicos: teorização de uma prática
Ana Maria de Oliveira Paz

11h30min
O gênero resumo científico: organização e funcionalidade no ensino de língua
José Lindomar da Silva

11h45min
Discussões dos trabalhos

_______________________________________________________________________________________
2º dia – 13 de agosto de 2010 - 6ª feira
_______________________________________________________________________________________


Sessão 2 - SALA DE MULTIMÍDIA

10h45min
A noção de gêneros discursivos na concepção bakhtiniana e da sócio-retórica
Maria Leidiana Alves
Maria do Socorro Maia Fernandes Barbosa
Gilton Sampaio de Souza

11h
O gênero artigo científico na graduação
Maria de Fátima de Carvalho Dantas
Maria do Socorro Maia Fernandes Barbosa

11h15
Os gêneros textuais como ferramenta didática para o ensino da linguagem
Rosilda M. A. S. Santos

11h30
Discussões dos trabalhos