GT 12 - Os estudos do discurso e do texto em pesquisas científicas

Dr. Gilton Sampaio de Souza giltonsampaio@uern.br
Mndo. Francisco Marcos de Oliveira Luz fmoluz@bol.com.br
Mnda. Diana Maria Cavalcante de Sá dianacavalcante_@hotmail.com
Mnda Maria Graceli de Lima gracelylima@hotmail.com

Esse GT congrega trabalhos que busquem entender como se dão os estudos acadêmico-científicos, produzidos em (e/ou sobre a) Língua Portuguesa, que têm os discursos e/ou os textos como objeto de investigação. Interessa, em sentido amplo, compreender e discutir as perspectivas teóricas adotadas, as metodologias, os objetos de estudo focados e as análises de corpus efetivadas nas pesquisas realizadas sobre discursos e textos. Aceitam-se, assim, tanto trabalhos que focalizem aspectos inerentes aos discursos e aos textos dos gêneros acadêmico-científicos como estudos acadêmico-científicos sobre discursos e textos de outros gêneros do discurso, advindos de diferentes campos do conhecimento humano, como o jurídico, o literário, o midiático, o religioso, entre muitos outros.


Pogramação

_______________________________________________________________________________________
1º dia – 12 de agosto de 2010 - 5ª feira
_______________________________________________________________________________________


Sessão 1 - SALA H2

10h45min
A formação de profissionais de língua materna em documentos oficiais: algumas considerações sobre as diretrizes curriculares nacionais
Francisco Fransueldo da Costa Soares
Gilton Sampaio de Souza

10h55min
As metodologias de ensino de língua portuguesa nos PCN's e suas repercurssões no curso de letras do CAMEAM/UERN
Francisco Fransueldo da Costa Soares
Gilton Sampaio de Souza

11h05min
Letramento e alfabetização: impactos na escrita na vida de adultos não-alfabetizados
Francisco Edson Gonçalves Leite
Adriana Morais Jales
Gilton Sampaio de Souza

11h15min
A prática de correção textual por professores de língua portuguesa no ensino médio
Ariane Aparecida de Oliveira

11h25min
O uso das anáforas em produções textuais de alunos do primeiro ano do ensino médio
Crígina Cibelle Pereira
Maria José Morais Honório

11h35min
Como se constitui a autoria no gênero resenha acadêmica
Dalva Teixeira da Silva Penha
Maria José da Penha

11h45min
A produção de texto no ensino superior: a pertinência e a aplicabilidade em justificativas de monografias
Elvis Alves da Costa
Gilton Sampaio de Souza

12h
Discussões dos trabalhos

Sessão 2 - SALA H3

10h45min
Entre linguagem, lógica e realidade: um caminho alternativo à crise da objetivividade do discurso a luz de Maurice Blondel
Galileu Galilei Medeiros de Souza

10h55min
Dialogismo no texto acadêmico de estudantes de letras: um estudo sobre os modos de referir-se aos discursos do outro
Iderlandio de Assis Andrade do Nascimento
José Cezinaldo Rocha Bessa
Rosângela Alves dos Santos Bernardino

11h05min


A construção de sentidos violentos e ideologias machistas na prática cultural do forró
Claudiana Nogueira de Alencar
Marília Pinheiro Ribeiro

11h15min
Entre o sentido e a construção da identidade: um olhar sobre o discurso poético de Patativa do Assaré
Jocenilton Cesário da Costa
Maria Eliza Freitas do Nascimento

11h25min
Argumentação e ensino de língua portuguesa: construção de sentidos em artigos acadêmicos
Roselany de Holanda Duarte

11h35min
Argumentação e discurso acadêmico: as teses em justificativas de monografias de letras
Elvis Alves da Costa
Gilton Sampaio de Souza

11h45min
Discussões dos trabalhos

_______________________________________________________________________________________
2º dia – 13 de agosto de 2010 - 6ª feira
_______________________________________________________________________________________

Sessão 3 - SALA C3

10h45min
A produção textual em sala de aula: a quem cabe a autoria?
Hubeônia Morais de Alencar

10h55min
O papel do livro didático no ensino da escrita
João Batista Alves Monteiro

11h05min
Os recursos reiterativos na produção escrita do aluno do 9° ano do ensino fundamental
Maria Graceli de Lima
José Cezinaldo Rocha Bessa

11h15min
A produção de texto no ensino superior: breves considerações sob o olhar etnográfico
Lidiane de Morais de Diógenes Bezerra

11h25min
Contraposição no processamento de texto/sentido e o ensino/aprendizagem da escrita
Liliane Souza do Amaral

11h35min
As teses sobre o ensino de linguas: um estudo retórico sobre monografias de graduação
Rosa Leite da Costa
Edmar Peixoto de Lima
Maria Lúcia Pessoa Sampaio

11h45min
As escolhas lexicais na produção do sentido em textos jornalisticos
José Fernandes Campos Júnior

12h
Discussões dos trabalhos

Sessão 4 - SALA C2

10h45min
Linguagem e diversidade étnicorracial nos projetos pedagógicos: o discurso da Lei 10.639/2003
Ady Canário de Souza Estêvão

10h55min
A posição do autor no romance polifônico
Secleide Alves da Silva
Ciclene Alves da Silva

11h05min
Texto legal do art. 421 do Código Civil Brasileiro de 2002: uma análise do papel da função social do contrato
Diana Maria Cavalcante de Sá

11h15min
Identidade e violência no forró
Gustavo Cândido Pinheiro
Claudiana Nogueira de Alencar

11h25min
O riso dionisiaco em letras de Caetano Veloso: uma visão nietzschiana
Rafael Campos Belizário

11h35min
A produção de Jáder de Carvalho nos primeiros suplementos modernistas do século XX, no Ceará
Rodrigo de Albuquerque Marques
Vanessa Batista lima

11h45min
Discussões dos trabalhos