GT 7 - Ensino de língua portuguesa e de literatura na educação básica
Dra. Rosângela Maria Bessa Vidal (PPGL/UERN) rosangelavidal@uern.br
Ms. Maria Eliete de Queiroz (CAMEAM/UERN) eliete_queiroz@yahoo.com.br
Ms. Carlos Magno Viana Fonseca (CAMEAM/UERN) cmfonseca@brisanet.com.br
Este Grupo de Trabalho está associado ao Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET); objetiva reunir pesquisadores (professores, alunos de graduação e pós-graduação) e discutir as perspectivas didático-metodológicas no ensino de língua portuguesa na rede básica de ensino. Pretendemos abrir um espaço de reflexão para divulgar, refletir, socializar os nossos saberes sobre os conteúdos, as práticas, as questões teóricas que envolvem o ensino de língua materna.
Programação
_______________________________________________________________________________________
1º Dia – 12 de agosto de 2010 – 5ª feira
_______________________________________________________________________________________
Sessão 1 - SALA B7 (GDALM)
10h45min
Letramento e cultura no ensino de língua portuguesa na educação básica: perspectivas e desafios
Elizabete Bastos da Silva
Dra. Rosângela Maria Bessa Vidal (PPGL/UERN) rosangelavidal@uern.br
Ms. Maria Eliete de Queiroz (CAMEAM/UERN) eliete_queiroz@yahoo.com.br
Ms. Carlos Magno Viana Fonseca (CAMEAM/UERN) cmfonseca@brisanet.com.br
Este Grupo de Trabalho está associado ao Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET); objetiva reunir pesquisadores (professores, alunos de graduação e pós-graduação) e discutir as perspectivas didático-metodológicas no ensino de língua portuguesa na rede básica de ensino. Pretendemos abrir um espaço de reflexão para divulgar, refletir, socializar os nossos saberes sobre os conteúdos, as práticas, as questões teóricas que envolvem o ensino de língua materna.
Programação
_______________________________________________________________________________________
1º Dia – 12 de agosto de 2010 – 5ª feira
_______________________________________________________________________________________
Sessão 1 - SALA B7 (GDALM)
10h45min
Letramento e cultura no ensino de língua portuguesa na educação básica: perspectivas e desafios
Elizabete Bastos da Silva
10h55min
Ensino de literatura: por uma prática de letramento
Dowglas de Amorim Lira
11h05min
Busca orientada na internet: uma alternativa para a pesquisa escolar
Marilucia Oliveira
Márcio Oliveiros Alves da Silva
Herodoto Ezequiel Fonseca da Silva
Laura Viviani dos Santos Bornann
11h15min
Vozes não expressas na gramática tradicional
Nádia Maria Silveira Costa de Melo
11h25min
“De agora em diante já sei como argumentar!": uma análise na visão do sujeito
Daliane do Nascimento dos Santos
Alessandra Cardozo de Freitas
11h35min
A leitura no livro didático: (re)pensando as práticas de ensino na formação do leitor proficiente
Jocenilton Cesário da Costa
11h45min
Língua materna x ensino de gramática funcional: uma proposta produtiva de ensino
Ana Alice de Freitas Neta Araújo
Rosângela Maria Bessa Vidal
11h55min
Discussões dos trabalhos
Sessão 2 - SALA B8
10h45min
Que tipo de história da literatura é trabalhada em sala de aula?
Gilvaneide de Souza Santos
10h55min
O uso de gêneros textuais nas práticas de ensino de língua portuguesa
Francimeire Cesário de Oliveira
11h05min
A importância da linguística no ensino da leitura e da escrita nas primeiras séries do ensino fundamental
Julio Neto dos Santos
Ivanaldo Oliveira dos Santos
11h15min
Sétima arte e a literatura no processo educacional
Alexandre Souza Cavalcante
11h25min
O fazer, o dizer do professor e o livro didático: questões teórico-metodológicas com o texto escrito no ensino de língua portuguesa
Maria Eliete Queiroz
11h35min
Iniciação à docência: relato de atividades desenvolvidas no programa PIBID
Hadoock Ezequiel Araújo de Medeiros
Marise Adriana Mamede Galvão
11h45min
A literatura de Câmara Cascudo: uma experiência pedagógica na educação infantil
Amanda Gomes de Sena Mariz
Maria Alice Fernandes da Silva Sales
11h55min
Discussões dos trabalhos
Sessão 3 -SALA C1
10h45min
Programa institucional de iniciação à docência em língua portuguesa: relato de experiências
Marize Adriana Mamede
10h55min
A leitura e seu ensino como elemento integrador de conteúdos: uma abordagem interdisciplinar
Antonia Sueli da Silva
11h05min
Uma análise das práticas de leitura na aula de português no nono ano do ensino fundamental
Cosmo Gean da Silva Monte
11h15min
Os aspectos verbais como ferramentas de auxílio para a construção de sentido do texto
Midiã da Silva Borges Gomes
11h25min
Ler pela voz do contador
Ariane Kercia Benício de Sá
11h35min
Recursos metadiscursivos: uma proposta teórico-metodológica para produção escrita
Sâmia Araujo dos Santos
Francisca Tarciclê Pontes Rodrigues
11h45min
Gêneros textuais e a aula de português: análise e questões
Hildevânia da Silva Monte
11h55min
Discussões dos trabalhos
_______________________________________________________________________________________
2º Dia – 13 de agosto de 2010 – 6ª feira
_______________________________________________________________________________________
Sessão 4 - SALA A5
10h45min
O conto de fadas no ensino de LP: acentuando a imaginação e desestabilizando preceitos
Francisca Ramos Lopes
Ana Grabriella Ferreira da Silva
10h55min
A prática da oralidade no ensino de língua materna
Margarete Maria de Marilac Leite
José Rosamilton de Lima
11h05min
A prática de leitura e de produção de textos na alfabetização de crianças e de jovens e adultos
Margarete Maria de Marilac Leite
José Rosamilton de Lima
11h15min
Projeto de pesquisa científica em literatura comparada: produção de poesia pelo processo de retextualização
Ione Carvalho Rodrigues
11h25min
Considerações sobre o gênero propaganda e algumas implicações no ensino de língua portuguesa
Mizilene Kelly de Souza Bezerra
11h35min
A intervenção da lingüística funcional na prática de ensino de língua portuguesa
Rosângela Maria Bessa Vidal
11h45min
O ensino de literatura brasileira: o pretexto da língua materna e a reprodução de valores da escola burguesa
Maria da Paz de Freitas e Souza
11h55min
Os gêneros textuais na mídia impressa: uma proposta significativa
Manoel Guilherme de Freitas
12h05
Discussões dos trabalhos
Sessão 5 - SALA B1
10h45min
As prioridades no ensino de língua portuguesa: o estágio como momento de análise da prática docente
Ilderlandio Assis de Andrade Nascimento
10h55min
Habilidades e competências no novo ENEM: impactos na educação básica brasileira
Lucineudo Machado Irineu
Kélvya Freitas Abreu
11h05min
Letramento(s) e multiletramento(s): conceitos, práticas e reflexões no ensino de língua portuguesa
Kélvya Freitas Abreu
Lucineudo Machado Irineu
11h15min
A formação de alunos leitores: concepções que norteiam as práticas dos professores
Francisca Edilma Braga Soares
11h25min
O ensino de língua portuguesa no ensino médio e a inter-relação com a formação docente
Maria Leogete Joca da Costa
11h35min
Carta pessoal: relato de experiência em sala de aula do ensino médio
Juliete Guedes da Silva
Vanessa da Conceição
11h45min
Escolarização da leitura literária: uma proposta interdisciplinar e intertextual a partir da obra Chapéu mau e lobinho vermelho
Cinthia de Oliveira Andrade
Fabiana dos Santos Silva Tavares
Josinaldo Paulo Ferreira
11h55min
Discussões dos trabalhos
Sessão 6 -SALA B2
10h45min
Ciúme: a leitura literária de um grande tema
Keila Gabryelle Leal Aragão
Marcelo Victor Gouveia de Lucena
10h55min
Gramaticalização na sala de aula
Carlos Magno Viana Fonseca
11h05min
O trabalho com os gêneros textuais na escola: concepção e prática pedagógica do professor
Maria da Luz Duarte Leite Silva
11h15min
Os signicados da palavra "onde" por alunos do 9º ano
Tatiane Xavier da Silva
11h25min
A literatura, meu aluno e eu: mediação e letramento literário
Aflânia Dantas Diniz de Lima
Jackson Diniz Vieira
11h35min
A variação linguística no ensino de Língua Portuguesa
Priscila Ferreira Ramos
Nádia Kalliny Joaquim dos Santos
11h45min
Discussões dos trabalhos