GT 7 - Ensino de língua portuguesa e de literatura na educação básica

Dra. Rosângela Maria Bessa Vidal (PPGL/UERN) rosangelavidal@uern.br
Ms. Maria Eliete de Queiroz (CAMEAM/UERN) eliete_queiroz@yahoo.com.br
Ms. Carlos Magno Viana Fonseca (CAMEAM/UERN) cmfonseca@brisanet.com.br

Este Grupo de Trabalho está associado ao Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET); objetiva reunir pesquisadores (professores, alunos de graduação e pós-graduação) e discutir as perspectivas didático-metodológicas no ensino de língua portuguesa na rede básica de ensino. Pretendemos abrir um espaço de reflexão para divulgar, refletir, socializar os nossos saberes sobre os conteúdos, as práticas, as questões teóricas que envolvem o ensino de língua materna.


Programação

_______________________________________________________________________________________
1º Dia – 12 de agosto de 2010 – 5ª feira
_______________________________________________________________________________________

Sessão 1 - SALA B7 (GDALM)

10h45min
Letramento e cultura no ensino de língua portuguesa na educação básica: perspectivas e desafios
Elizabete Bastos da Silva

10h55min
Ensino de literatura: por uma prática de letramento
Dowglas de Amorim Lira

11h05min
Busca orientada na internet: uma alternativa para a pesquisa escolar
Marilucia Oliveira
Márcio Oliveiros Alves da Silva
Herodoto Ezequiel Fonseca da Silva
Laura Viviani dos Santos Bornann

11h15min
Vozes não expressas na gramática tradicional
Nádia Maria Silveira Costa de Melo

11h25min
“De agora em diante já sei como argumentar!": uma análise na visão do sujeito
Daliane do Nascimento dos Santos
Alessandra Cardozo de Freitas

11h35min
A leitura no livro didático: (re)pensando as práticas de ensino na formação do leitor proficiente
Jocenilton Cesário da Costa

11h45min
Língua materna x ensino de gramática funcional: uma proposta produtiva de ensino
Ana Alice de Freitas Neta Araújo
Rosângela Maria Bessa Vidal

11h55min
Discussões dos trabalhos


Sessão 2 - SALA B8

10h45min
Que tipo de história da literatura é trabalhada em sala de aula?
Gilvaneide de Souza Santos

10h55min
O uso de gêneros textuais nas práticas de ensino de língua portuguesa
Francimeire Cesário de Oliveira

11h05min
A importância da linguística no ensino da leitura e da escrita nas primeiras séries do ensino fundamental
Julio Neto dos Santos
Ivanaldo Oliveira dos Santos

11h15min
Sétima arte e a literatura no processo educacional
Alexandre Souza Cavalcante

11h25min
O fazer, o dizer do professor e o livro didático: questões teórico-metodológicas com o texto escrito no ensino de língua portuguesa
Maria Eliete Queiroz

11h35min
Iniciação à docência: relato de atividades desenvolvidas no programa PIBID
Hadoock Ezequiel Araújo de Medeiros
Marise Adriana Mamede Galvão

11h45min
A literatura de Câmara Cascudo: uma experiência pedagógica na educação infantil
Amanda Gomes de Sena Mariz
Maria Alice Fernandes da Silva Sales

11h55min
Discussões dos trabalhos


Sessão 3 -SALA C1

10h45min
Programa institucional de iniciação à docência em língua portuguesa: relato de experiências
Marize Adriana Mamede

10h55min
A leitura e seu ensino como elemento integrador de conteúdos: uma abordagem interdisciplinar
Antonia Sueli da Silva

11h05min
Uma análise das práticas de leitura na aula de português no nono ano do ensino fundamental
Cosmo Gean da Silva Monte

11h15min
Os aspectos verbais como ferramentas de auxílio para a construção de sentido do texto
Midiã da Silva Borges Gomes

11h25min
Ler pela voz do contador
Ariane Kercia Benício de Sá

11h35min
Recursos metadiscursivos: uma proposta teórico-metodológica para produção escrita
Sâmia Araujo dos Santos
Francisca Tarciclê Pontes Rodrigues

11h45min
Gêneros textuais e a aula de português: análise e questões
Hildevânia da Silva Monte

11h55min
Discussões dos trabalhos

_______________________________________________________________________________________
2º Dia – 13 de agosto de 2010 – 6ª feira
_______________________________________________________________________________________

Sessão 4 - SALA A5

10h45min
O conto de fadas no ensino de LP: acentuando a imaginação e desestabilizando preceitos
Francisca Ramos Lopes
Ana Grabriella Ferreira da Silva

10h55min
A prática da oralidade no ensino de língua materna
Margarete Maria de Marilac Leite
José Rosamilton de Lima

11h05min
A prática de leitura e de produção de textos na alfabetização de crianças e de jovens e adultos
Margarete Maria de Marilac Leite
José Rosamilton de Lima

11h15min
Projeto de pesquisa científica em literatura comparada: produção de poesia pelo processo de retextualização
Ione Carvalho Rodrigues

11h25min
Considerações sobre o gênero propaganda e algumas implicações no ensino de língua portuguesa
Mizilene Kelly de Souza Bezerra

11h35min
A intervenção da lingüística funcional na prática de ensino de língua portuguesa
Rosângela Maria Bessa Vidal

11h45min
O ensino de literatura brasileira: o pretexto da língua materna e a reprodução de valores da escola burguesa
Maria da Paz de Freitas e Souza

11h55min
Os gêneros textuais na mídia impressa: uma proposta significativa
Manoel Guilherme de Freitas

12h05
Discussões dos trabalhos


Sessão 5 - SALA B1

10h45min
As prioridades no ensino de língua portuguesa: o estágio como momento de análise da prática docente
Ilderlandio Assis de Andrade Nascimento

10h55min
Habilidades e competências no novo ENEM: impactos na educação básica brasileira
Lucineudo Machado Irineu
Kélvya Freitas Abreu

11h05min
Letramento(s) e multiletramento(s): conceitos, práticas e reflexões no ensino de língua portuguesa
Kélvya Freitas Abreu
Lucineudo Machado Irineu

11h15min
A formação de alunos leitores: concepções que norteiam as práticas dos professores
Francisca Edilma Braga Soares

11h25min
O ensino de língua portuguesa no ensino médio e a inter-relação com a formação docente
Maria Leogete Joca da Costa

11h35min
Carta pessoal: relato de experiência em sala de aula do ensino médio
Juliete Guedes da Silva
Vanessa da Conceição

11h45min
Escolarização da leitura literária: uma proposta interdisciplinar e intertextual a partir da obra Chapéu mau e lobinho vermelho
Cinthia de Oliveira Andrade
Fabiana dos Santos Silva Tavares
Josinaldo Paulo Ferreira

11h55min
Discussões dos trabalhos


Sessão 6 -SALA B2

10h45min
Ciúme: a leitura literária de um grande tema
Keila Gabryelle Leal Aragão
Marcelo Victor Gouveia de Lucena

10h55min
Gramaticalização na sala de aula
Carlos Magno Viana Fonseca

11h05min
O trabalho com os gêneros textuais na escola: concepção e prática pedagógica do professor
Maria da Luz Duarte Leite Silva

11h15min
Os signicados da palavra "onde" por alunos do 9º ano
Tatiane Xavier da Silva

11h25min
A literatura, meu aluno e eu: mediação e letramento literário
Aflânia Dantas Diniz de Lima
Jackson Diniz Vieira

11h35min
A variação linguística no ensino de Língua Portuguesa
Priscila Ferreira Ramos
Nádia Kalliny Joaquim dos Santos

11h45min
Discussões dos trabalhos