GT 9 - O texto e a leitura literária em sala de aula: relações entre literatura e ensino
Mndo. Pedro Fernandes de Oliveira Neto (PPGL/UERN) pedro.letras@yahoo.com.br
Dra. Maria Edileuza da Costa (PPGL/UERN) edileuzacosta@ig.com.br
As discussões para um entendimento da relação literatura e ensino datam da década de 1980. Trata-se de uma discussão, portanto, recente, que se reatualiza dado o caudal de questões levantadas desde então; dentre tais questões, citem-se como exemplo, as reflexões teóricas que dão conta dos usos do texto literário em níveis de ensino fundamental e médio e o que fazer para com os baixos níveis de letramento literário comprovado nas avaliações nacionais. Um dos focos que hoje faz parte de uma reatualização da questão literatura e ensino, entretanto, diz respeito ao caráter das práticas e usos do texto literário e do ensino na formação de professores nos cursos de graduação em letras. A partir desse interesse, este GT procura abrigar discussões cujo foco estejam em propostas teóricas e/ou práticas para as graduações na área de Letras sobre como e por que trabalhar o texto literário (narrativo, poético ou dramático) em sala de aula. Nesse ínterim, serão apreciadas propostas que levem em conta temas sobre as metodologias do ensino de literatura, experimentos e mediações com a leitura literária no ensino superior, bem como a reflexão sobre as possibilidades de caminhos para uma ressignificação da formação do professor de língua/literatura.
Programação
_______________________________________________________________________________________
1º dia – 12 de agosto de 2010 - 5ª feira
_______________________________________________________________________________________
Sessão 1 -SALA C3
10h45min
Literatura e Ensino: perigos e desafios. Como e por que ensinar a literatura?
Janaina Silva Alves
10h55min
Literatura e ensino: algumas reflexões
Rosângela Reinaldo da Fonsêca
11h05min
Letramento literário e ensino: onde está o texto, o leitor e o mundo?
Vilmária Chaves Nogueira
11h15min
A estrutura do pensamento, a leitura e o processo de aprendizado: a literatura como recurso no ensino de valores
Gonzalo Hernan Apolo
11h25min
O ensino literário e o texto literário: longe de uma prática dialogista e interacionista nas relações de ensino-aprendizagem
Maria da Paz de Freitas e Souza
11h35min
A leitura de poemas em blogs: novas possibilidades para a leitura literária
Berenice da Silva Justino
11h45min
O ensino de Literatura sob a perspectiva do letramento literário
Enia Ramalho dos Santos
Aflânia Dantas Diniz de Lima
11h55min
Discussões dos trabalhos
Sessão 2 - SALA C4
10h45min
Analisando o gênero aula com enfoque no processo formativo do professor de língua materna e literatura e na formação do leitor literário
Vilma Nunes da Silva
10h55min
A leitura dramática de Cantarim de cantará
Mariclécia Bezerra de Araújo
11h05min
A hora do conto em sala de aula: uma relação entre leitura literária e ensino
Vilmária Chaves Nogueira
11h15min
Letramento literário: uma experiência de leitura literária em sala de aula
Ângela Paula Nunes Ferreira
11h25min
Memórias de um Sargento de Milícias: na sala de aula, fora da escola
Luciana Maria Moura Rodrigues
11h35min
Texto literário: para além do recurso didático nas aulas de língua
Regiane Santos Cabral de Paiva
José de Paiva
Maria Lucia Sampaio Pessoa
11h45min
Os desafios do professor no ensino de literatura: do nível médio ao superior
Sara Fernandes Martins
11h55min
Discussão dos trabalhos
_______________________________________________________________________________________
2º dia – 13 de agosto de 2010 - 6ª feira
_______________________________________________________________________________________
Sessão 3 - B5
10h45min
Adaptações do conto Chapeuzinho vermelho em Perrault e irmãos Grimm
Núbia Verônica Ferreira Avelino
10h55min
O tema do duplo em Caio Fernando Abreu: uma leitura de Terça feira-gorda de Morangos mofados
Francisco Aedson de Souza Oliveira
Antonia Marly Moura da Silva
11h05min
Analisando Eros nas obras És meu, O silêncio e Marido e outros contos
Maria Aparecida da Costa Gonçalves Ferreira
11h15min
Aproximações entre Arte poética – Paul Verlaine e Um sonho – Eugênio de Castro
Otávila Cristina Barbosa Gomes
Francisca Carolina Lima Silva
Aline Lacerda Lima
11h25min
Opúsculo humanitário: a importância da educação feminina na visão de Nísia Floresta
Fernando Lopes de Lima
Maria Edileuza da Costa
11h35min
Rasgando os véus idealizantes em História interrompida, conto de Clarice Lispector
Flávia Rodrigues de Melo
Antonia Marly Moura da Silva
11h45min
Literatura, identidade e cultura: a evolução do pensamento brasileiro
Carlos Gildemar Pontes
Maria Edileuza da Costa
11h55min
Os textos de Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade fazem sentido no ensino de língua materna
Manuel Guilherme de Freitas
12h05
Discussões dos trabalhos
Sessão 4 - SALA B6
10h45min
O homem faz a letra e a letra se desfaz no homem: eis a sua educação pela pedra
Marcelo Pessoa
10h55min
Poesia popular e música: propostas metodológicas com poesias de Patativa do Assaré para o ensino de Literatura
Ciro Leandro da Fonseca
Maria Edneide Ferreira de Carvalho
11h05min
Ler rima com prazer
Ariane Kercia Benício de Sá
Ana Maria Carneiro Almeida Diniz
11h15min
Sobre literatura e ensino, considerações à procura de sentido
Pedro Fernandes de Oliveira Neto
11h25min
Por uma educação pela Literatura
Pedro Fernandes de Oliveira Neto
11h35min
Ensino de literatura um caminho para a desalienação
Aline Barbosa de Almeida
Eliane Bezerra da Silva
11h45min
Discussão dos trabalhos
Sessão 5 - SALA B7 (GDALM)
10h45min
Cultura popular: ensinando a aprender literatura
Antonio Cleonildo da Silva Costa
10h55min
Cronistas na sala de aula: trabalhando a escrita e o prazer
Valdison Ribeiro da Silva
11h05min
As experiências de leituras literárias de estudantes do curso de Letras/Português do NAESU: que leitor literário ingressa no curso?
Maria Gorete Paulo Torres
José Cezinaldo Rocha Bessa
11h15min
Nas ondas da leitura: Uma viagem pela obra Memórias Póstumas de Brás Cubas nas aulas de Literatura
José Carlos Redson
Maria Edileuza da Costa
11h25min
O processo de leitura de literatura em sala de aula: uma experiência com o texto poético
Noemi Gamboa Padilha
Maria Lúcia Pessoa Sampaio
11h35min
O utilização do texto literário no livro didático
Larissa Cristina Viana Lopes
Lucineide da Silva Carneiro
11h45min
O repertório de leitura no cotidiano da sala de aula: uma proposta didática com o texto poético
Maria Edileuza da Costa
Larissa Cristina Viana Lopes
11h55min
Uma proposta de estudo com o texto literário nas aulas de língua materna na Escola Municipal Antonio Carvalho de Oliveira
Maria Edileuza da Costa
Sebastião Francisco de Mesquita
12h05
Discussão dos trabalhos
Mndo. Pedro Fernandes de Oliveira Neto (PPGL/UERN) pedro.letras@yahoo.com.br
Dra. Maria Edileuza da Costa (PPGL/UERN) edileuzacosta@ig.com.br
As discussões para um entendimento da relação literatura e ensino datam da década de 1980. Trata-se de uma discussão, portanto, recente, que se reatualiza dado o caudal de questões levantadas desde então; dentre tais questões, citem-se como exemplo, as reflexões teóricas que dão conta dos usos do texto literário em níveis de ensino fundamental e médio e o que fazer para com os baixos níveis de letramento literário comprovado nas avaliações nacionais. Um dos focos que hoje faz parte de uma reatualização da questão literatura e ensino, entretanto, diz respeito ao caráter das práticas e usos do texto literário e do ensino na formação de professores nos cursos de graduação em letras. A partir desse interesse, este GT procura abrigar discussões cujo foco estejam em propostas teóricas e/ou práticas para as graduações na área de Letras sobre como e por que trabalhar o texto literário (narrativo, poético ou dramático) em sala de aula. Nesse ínterim, serão apreciadas propostas que levem em conta temas sobre as metodologias do ensino de literatura, experimentos e mediações com a leitura literária no ensino superior, bem como a reflexão sobre as possibilidades de caminhos para uma ressignificação da formação do professor de língua/literatura.
Programação
_______________________________________________________________________________________
1º dia – 12 de agosto de 2010 - 5ª feira
_______________________________________________________________________________________
Sessão 1 -SALA C3
10h45min
Literatura e Ensino: perigos e desafios. Como e por que ensinar a literatura?
Janaina Silva Alves
10h55min
Literatura e ensino: algumas reflexões
Rosângela Reinaldo da Fonsêca
11h05min
Letramento literário e ensino: onde está o texto, o leitor e o mundo?
Vilmária Chaves Nogueira
11h15min
A estrutura do pensamento, a leitura e o processo de aprendizado: a literatura como recurso no ensino de valores
Gonzalo Hernan Apolo
11h25min
O ensino literário e o texto literário: longe de uma prática dialogista e interacionista nas relações de ensino-aprendizagem
Maria da Paz de Freitas e Souza
11h35min
A leitura de poemas em blogs: novas possibilidades para a leitura literária
Berenice da Silva Justino
11h45min
O ensino de Literatura sob a perspectiva do letramento literário
Enia Ramalho dos Santos
Aflânia Dantas Diniz de Lima
11h55min
Discussões dos trabalhos
Sessão 2 - SALA C4
10h45min
Analisando o gênero aula com enfoque no processo formativo do professor de língua materna e literatura e na formação do leitor literário
Vilma Nunes da Silva
10h55min
A leitura dramática de Cantarim de cantará
Mariclécia Bezerra de Araújo
11h05min
A hora do conto em sala de aula: uma relação entre leitura literária e ensino
Vilmária Chaves Nogueira
11h15min
Letramento literário: uma experiência de leitura literária em sala de aula
Ângela Paula Nunes Ferreira
11h25min
Memórias de um Sargento de Milícias: na sala de aula, fora da escola
Luciana Maria Moura Rodrigues
11h35min
Texto literário: para além do recurso didático nas aulas de língua
Regiane Santos Cabral de Paiva
José de Paiva
Maria Lucia Sampaio Pessoa
11h45min
Os desafios do professor no ensino de literatura: do nível médio ao superior
Sara Fernandes Martins
11h55min
Discussão dos trabalhos
_______________________________________________________________________________________
2º dia – 13 de agosto de 2010 - 6ª feira
_______________________________________________________________________________________
Sessão 3 - B5
10h45min
Adaptações do conto Chapeuzinho vermelho em Perrault e irmãos Grimm
Núbia Verônica Ferreira Avelino
10h55min
O tema do duplo em Caio Fernando Abreu: uma leitura de Terça feira-gorda de Morangos mofados
Francisco Aedson de Souza Oliveira
Antonia Marly Moura da Silva
11h05min
Analisando Eros nas obras És meu, O silêncio e Marido e outros contos
Maria Aparecida da Costa Gonçalves Ferreira
11h15min
Aproximações entre Arte poética – Paul Verlaine e Um sonho – Eugênio de Castro
Otávila Cristina Barbosa Gomes
Francisca Carolina Lima Silva
Aline Lacerda Lima
11h25min
Opúsculo humanitário: a importância da educação feminina na visão de Nísia Floresta
Fernando Lopes de Lima
Maria Edileuza da Costa
11h35min
Rasgando os véus idealizantes em História interrompida, conto de Clarice Lispector
Flávia Rodrigues de Melo
Antonia Marly Moura da Silva
11h45min
Literatura, identidade e cultura: a evolução do pensamento brasileiro
Carlos Gildemar Pontes
Maria Edileuza da Costa
11h55min
Os textos de Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade fazem sentido no ensino de língua materna
Manuel Guilherme de Freitas
12h05
Discussões dos trabalhos
Sessão 4 - SALA B6
10h45min
O homem faz a letra e a letra se desfaz no homem: eis a sua educação pela pedra
Marcelo Pessoa
10h55min
Poesia popular e música: propostas metodológicas com poesias de Patativa do Assaré para o ensino de Literatura
Ciro Leandro da Fonseca
Maria Edneide Ferreira de Carvalho
11h05min
Ler rima com prazer
Ariane Kercia Benício de Sá
Ana Maria Carneiro Almeida Diniz
11h15min
Sobre literatura e ensino, considerações à procura de sentido
Pedro Fernandes de Oliveira Neto
11h25min
Por uma educação pela Literatura
Pedro Fernandes de Oliveira Neto
11h35min
Ensino de literatura um caminho para a desalienação
Aline Barbosa de Almeida
Eliane Bezerra da Silva
11h45min
Discussão dos trabalhos
Sessão 5 - SALA B7 (GDALM)
10h45min
Cultura popular: ensinando a aprender literatura
Antonio Cleonildo da Silva Costa
10h55min
Cronistas na sala de aula: trabalhando a escrita e o prazer
Valdison Ribeiro da Silva
11h05min
As experiências de leituras literárias de estudantes do curso de Letras/Português do NAESU: que leitor literário ingressa no curso?
Maria Gorete Paulo Torres
José Cezinaldo Rocha Bessa
11h15min
Nas ondas da leitura: Uma viagem pela obra Memórias Póstumas de Brás Cubas nas aulas de Literatura
José Carlos Redson
Maria Edileuza da Costa
11h25min
O processo de leitura de literatura em sala de aula: uma experiência com o texto poético
Noemi Gamboa Padilha
Maria Lúcia Pessoa Sampaio
11h35min
O utilização do texto literário no livro didático
Larissa Cristina Viana Lopes
Lucineide da Silva Carneiro
11h45min
O repertório de leitura no cotidiano da sala de aula: uma proposta didática com o texto poético
Maria Edileuza da Costa
Larissa Cristina Viana Lopes
11h55min
Uma proposta de estudo com o texto literário nas aulas de língua materna na Escola Municipal Antonio Carvalho de Oliveira
Maria Edileuza da Costa
Sebastião Francisco de Mesquita
12h05
Discussão dos trabalhos