GT 1 - Leitura e produção de textos na formação de professores de língua portuguesa e literatura
Dra. Sulemi Fabiano Campos (UFRN/ESSI/GEPPEP) sulemifabiano@yahoo.com.br
Ms. Vanessa Fabíola Silva de Faria (UNEMAT/PONTES E LACERDA) vfaria@usp.br
Este grupo de trabalho apresenta como objetivo reunir pesquisas relacionadas a leitura e produção de textos na formação de professores de Língua Portuguesa. Nosso objetivo é estabelecer discussões sobre as possibilidades de uma formação profissional, partindo do pressuposto, conforme aponta Barzotto (2004), de que as disciplinas em um curso universitário constituem um espaço de pesquisa, ensino e extensão, no qual duas dimensões se articulam e, ao mesmo tempo, tensionam o processo da pesquisa em Letras: a produção de pesquisa sobre o objeto de estudo da área e uma reflexão sobre a produção do texto acadêmico. A questão central, nos parece, está no fato de que tais propostas de trabalho podem propiciar um modelo de formação em que se afirme o direito de todo acadêmico se formar no paradigma da pesquisa científica, mesmo que não participe dos espaços tradicionais da pesquisa.
Programação
_______________________________________________________________________________________
1º Dia – 12 de agosto de 2010 – 5ª feira
_______________________________________________________________________________________
Sessão 1 - SALA A1
10h45min
O ensino de produção de textos escritos em aulas de língua materna no ensino médio
Maria Elicleide Silva
11h
As funções da remissão ao discurso do outro na escrita do gênero acadêmico
Thayse Santos Arimatéia
Luana Danielle do Nascimento Silva de Medeiros
11h15min
Acadêmicos de letras: a difícil escolha entre trabalhar (ou não) e ler (ou não) para se (in)formar
Marcelo Vieira da Nóbrega
11h30min
Análise das mudanças nos livros didáticos de língua portuguesa após a publicação do PCN de 1996
Wagner R. Campos
Camila N. Fernandes
Maria Joyce Paiva Medeiros
11h45min
Discussões dos trabalhos
Sessão 2 - SALA A2
10h45min
As dúvidas e o texto do professor de LP em exercício: reflexos da formação inicial?
Ana Maria Macedo
11h
Interação verbal: produção de sentidos em perspectiva
Francisca Tarciclê Pontes Rodrigues
11h15min
Gêneros textuais no ensino de leitura e produção textual: perspectivas interdisciplinares
Gleicyane Feitosa Gomes
11h30
Formação de professores: uma leitura que desvenda ideologias, uma escrita que favorece o esclarecimento
Lucrécio Araújo de Sá Júnior
11h45min
Discussões dos trabalhos
_______________________________________________________________________________________
2º Dia - 13 de agosto de 2010 – 6ª feira
_______________________________________________________________________________________
Sessão 3 - SALA A1
10h45min
Uma análise comparativa do uso da coesão lexical
Ailton Sérgio Leal Bezerra
11h
Análise dos elementos coesivos e de coerência no texto “Réquiem para a transposição do São Francisco”
Arthur Martinelli
11h15min
A visão do livro didático sobre os gêneros e a tipologia textual: um primeiro olhar
Amanda Caroline Damasceno Tavares
11h30min
Adjetivação e recategorização de referentes em notas de falecimento do início do século XIX
Monalisa Medeiros
11h45min
Análise da sequência narrativa no conto A cartomante, de Machado de Assis
Jaqueline Andréa Medeiros Pereira
Danilo da Silva Cândido
12h
Docência e Ethos: construindo a imagem de si por meio das memórias de leitura
Ester Cavalcanti da Silva Araújo
Maria da Penha Casado Alves
12h15min
Discussões dos trabalhos
Dra. Sulemi Fabiano Campos (UFRN/ESSI/GEPPEP) sulemifabiano@yahoo.com.br
Ms. Vanessa Fabíola Silva de Faria (UNEMAT/PONTES E LACERDA) vfaria@usp.br
Este grupo de trabalho apresenta como objetivo reunir pesquisas relacionadas a leitura e produção de textos na formação de professores de Língua Portuguesa. Nosso objetivo é estabelecer discussões sobre as possibilidades de uma formação profissional, partindo do pressuposto, conforme aponta Barzotto (2004), de que as disciplinas em um curso universitário constituem um espaço de pesquisa, ensino e extensão, no qual duas dimensões se articulam e, ao mesmo tempo, tensionam o processo da pesquisa em Letras: a produção de pesquisa sobre o objeto de estudo da área e uma reflexão sobre a produção do texto acadêmico. A questão central, nos parece, está no fato de que tais propostas de trabalho podem propiciar um modelo de formação em que se afirme o direito de todo acadêmico se formar no paradigma da pesquisa científica, mesmo que não participe dos espaços tradicionais da pesquisa.
Programação
_______________________________________________________________________________________
1º Dia – 12 de agosto de 2010 – 5ª feira
_______________________________________________________________________________________
Sessão 1 - SALA A1
10h45min
O ensino de produção de textos escritos em aulas de língua materna no ensino médio
Maria Elicleide Silva
11h
As funções da remissão ao discurso do outro na escrita do gênero acadêmico
Thayse Santos Arimatéia
Luana Danielle do Nascimento Silva de Medeiros
11h15min
Acadêmicos de letras: a difícil escolha entre trabalhar (ou não) e ler (ou não) para se (in)formar
Marcelo Vieira da Nóbrega
11h30min
Análise das mudanças nos livros didáticos de língua portuguesa após a publicação do PCN de 1996
Wagner R. Campos
Camila N. Fernandes
Maria Joyce Paiva Medeiros
11h45min
Discussões dos trabalhos
Sessão 2 - SALA A2
10h45min
As dúvidas e o texto do professor de LP em exercício: reflexos da formação inicial?
Ana Maria Macedo
11h
Interação verbal: produção de sentidos em perspectiva
Francisca Tarciclê Pontes Rodrigues
11h15min
Gêneros textuais no ensino de leitura e produção textual: perspectivas interdisciplinares
Gleicyane Feitosa Gomes
11h30
Formação de professores: uma leitura que desvenda ideologias, uma escrita que favorece o esclarecimento
Lucrécio Araújo de Sá Júnior
11h45min
Discussões dos trabalhos
_______________________________________________________________________________________
2º Dia - 13 de agosto de 2010 – 6ª feira
_______________________________________________________________________________________
Sessão 3 - SALA A1
10h45min
Uma análise comparativa do uso da coesão lexical
Ailton Sérgio Leal Bezerra
11h
Análise dos elementos coesivos e de coerência no texto “Réquiem para a transposição do São Francisco”
Arthur Martinelli
11h15min
A visão do livro didático sobre os gêneros e a tipologia textual: um primeiro olhar
Amanda Caroline Damasceno Tavares
11h30min
Adjetivação e recategorização de referentes em notas de falecimento do início do século XIX
Monalisa Medeiros
11h45min
Análise da sequência narrativa no conto A cartomante, de Machado de Assis
Jaqueline Andréa Medeiros Pereira
Danilo da Silva Cândido
12h
Docência e Ethos: construindo a imagem de si por meio das memórias de leitura
Ester Cavalcanti da Silva Araújo
Maria da Penha Casado Alves
12h15min
Discussões dos trabalhos