GT 8 - As propostas de ensino de língua portuguesa e literatura no livro didático
Dra. Naelza de Araújo Wanderleu (UFCG) naelzanobrega@ig.com.br
Dra. Marcia Candeia Rodrigues (UFCG) marciacrodrigues@click21.com.br
Os livros didáticos de língua portuguesa sofreram grandes modificações ao longo de sua história na educação brasileira. Com enfoques na leitura, escrita, análise linguística e ainda na formação literária do aluno de ensino fundamental e/ou médio, as propostas didáticas são, muitas vezes, descontextualizadas, atendem a um público específico ou se voltam estritamente aos requisitos pontuados pelo PNDL – Plano Nacional do Livro Didático. Essa postura impulsiona investigações de natureza linguística e literária, e faz emergir um novo paradigma de necessidades, entre eles a de transposição didática. Partindo de tal conjuntura, priorizam-se, no presente GT, trabalhos que discutam experiências didáticas, pesquisas concluídas e/ou em andamento que abranjam as propostas didáticas de ensino de língua portuguesa direcionadas ao ensino de língua e literatura na educação básica.
Programação
_______________________________________________________________________________________
1º Dia – 12 de agosto de 2010 – 5ª feira
_______________________________________________________________________________________
Sessão 1 - SALA C2
10h45min
Triste fim dos contos: Lima Barreto no livro didático
Andréia Maria da Silva Lopes
11h
A leitura no livro didático: uma reflexão sobre teoria e prática
Ayane de Abreu Pessoa
Samyra Lara Ferreira de Almeida
11h15min
Metodologias de ensino de Língua Portuguesa e literatura no livro didático do Ensino Médio
Ermeson David de Oliveira
11h30min
Vários livros e uma mesma leitura: a abordagem da poesia de augusto dos anjos nos livros didáticos
Verucci Domingos de Almeida
11h45min
Nomenclaturas gramaticais do livro didático: problemas e divergências
Aldecy Rodrigues dos Santos
Maria Gabriela Rodrigues Medeiros
12h
Discussões dos trabalhos
_______________________________________________________________________________________
2º Dia – 13 de agosto de 2010 – 6ª feira
_______________________________________________________________________________________
Sessão 2 - SALA B3
10h45min
As propostas de atividades com gêneros textuais no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio
Ananias Agostinho da Silva
11h
A refacção textual em livro didático de Língua Materna do 9° ano do Ensino Fundamental
Wanderleya Magna Alves
José Cezinaldo Rocha Bessa
11h15min
Gêneros orais e ensino: uma abordagem no livro didático de língua Portuguesa do Ensino Médio
Maria Jaqueline da Silva
Elisângela Soares de Oliveira
11h30min
Analisando as concepções teóricas dos livros didáticos: ele propõe, ele faz?
Erica Poliana Nunes de Souza Cunha
Fernanda de Moura Ferreira
Maria da Penha Casado Alves
11h45min
“Refazer”, “mais claro e coerente”: a imprecisão de solicitações de reescrita no livro didático de Português
Evandro Gonçalves Leite
Regina Celi Mendes Pereira
12h
Discussões dos trabalhos
Sessão 3 - SALA B4
10h45min
Leitura e escrita: uma proposta de ensino dos gêneros conto e crônica para o Ensino Médio
Franciclébia Nicolau da Silva
Erik Viana Carlos Rodrigues
11h
Do dizer teórico às transposições didáticas: análise das propostas de escrita no material didático do Projovem à luz da perspectiva sócio-histórica de linguagem
Gilmara Freire Azevedo
Maria da Penha Casado Alves
11h15min
A poesia infantil e os exercícios correlacionados em livros didáticos do 2º ano do Ensino Fundamental
Aline Muniz Alves
Jose Helder Pinheiro
11h30min
Gêneros orais e ensino: uma abordagem no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio
Maria Jaqueline da Silva
Elisângela Soares de Oliveira
11h45min
A abordagem da oralidade nos livros didáticos de Língua Portuguesa
Márcia Rejane Brilhante Campêlo
Marise Adriana Mamede Galvão
12h
Análise do desempenho do livro didático no processo de ensino-aprendizagem da leitura
Gilvaneide de Sousa Santos
Júlio dos Santos Carrillo
Odalice de Castro Silva
12h15min
Discussões dos trabalhos
Dra. Naelza de Araújo Wanderleu (UFCG) naelzanobrega@ig.com.br
Dra. Marcia Candeia Rodrigues (UFCG) marciacrodrigues@click21.com.br
Os livros didáticos de língua portuguesa sofreram grandes modificações ao longo de sua história na educação brasileira. Com enfoques na leitura, escrita, análise linguística e ainda na formação literária do aluno de ensino fundamental e/ou médio, as propostas didáticas são, muitas vezes, descontextualizadas, atendem a um público específico ou se voltam estritamente aos requisitos pontuados pelo PNDL – Plano Nacional do Livro Didático. Essa postura impulsiona investigações de natureza linguística e literária, e faz emergir um novo paradigma de necessidades, entre eles a de transposição didática. Partindo de tal conjuntura, priorizam-se, no presente GT, trabalhos que discutam experiências didáticas, pesquisas concluídas e/ou em andamento que abranjam as propostas didáticas de ensino de língua portuguesa direcionadas ao ensino de língua e literatura na educação básica.
Programação
_______________________________________________________________________________________
1º Dia – 12 de agosto de 2010 – 5ª feira
_______________________________________________________________________________________
Sessão 1 - SALA C2
10h45min
Triste fim dos contos: Lima Barreto no livro didático
Andréia Maria da Silva Lopes
11h
A leitura no livro didático: uma reflexão sobre teoria e prática
Ayane de Abreu Pessoa
Samyra Lara Ferreira de Almeida
11h15min
Metodologias de ensino de Língua Portuguesa e literatura no livro didático do Ensino Médio
Ermeson David de Oliveira
11h30min
Vários livros e uma mesma leitura: a abordagem da poesia de augusto dos anjos nos livros didáticos
Verucci Domingos de Almeida
11h45min
Nomenclaturas gramaticais do livro didático: problemas e divergências
Aldecy Rodrigues dos Santos
Maria Gabriela Rodrigues Medeiros
12h
Discussões dos trabalhos
_______________________________________________________________________________________
2º Dia – 13 de agosto de 2010 – 6ª feira
_______________________________________________________________________________________
Sessão 2 - SALA B3
10h45min
As propostas de atividades com gêneros textuais no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio
Ananias Agostinho da Silva
11h
A refacção textual em livro didático de Língua Materna do 9° ano do Ensino Fundamental
Wanderleya Magna Alves
José Cezinaldo Rocha Bessa
11h15min
Gêneros orais e ensino: uma abordagem no livro didático de língua Portuguesa do Ensino Médio
Maria Jaqueline da Silva
Elisângela Soares de Oliveira
11h30min
Analisando as concepções teóricas dos livros didáticos: ele propõe, ele faz?
Erica Poliana Nunes de Souza Cunha
Fernanda de Moura Ferreira
Maria da Penha Casado Alves
11h45min
“Refazer”, “mais claro e coerente”: a imprecisão de solicitações de reescrita no livro didático de Português
Evandro Gonçalves Leite
Regina Celi Mendes Pereira
12h
Discussões dos trabalhos
Sessão 3 - SALA B4
10h45min
Leitura e escrita: uma proposta de ensino dos gêneros conto e crônica para o Ensino Médio
Franciclébia Nicolau da Silva
Erik Viana Carlos Rodrigues
11h
Do dizer teórico às transposições didáticas: análise das propostas de escrita no material didático do Projovem à luz da perspectiva sócio-histórica de linguagem
Gilmara Freire Azevedo
Maria da Penha Casado Alves
11h15min
A poesia infantil e os exercícios correlacionados em livros didáticos do 2º ano do Ensino Fundamental
Aline Muniz Alves
Jose Helder Pinheiro
11h30min
Gêneros orais e ensino: uma abordagem no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio
Maria Jaqueline da Silva
Elisângela Soares de Oliveira
11h45min
A abordagem da oralidade nos livros didáticos de Língua Portuguesa
Márcia Rejane Brilhante Campêlo
Marise Adriana Mamede Galvão
12h
Análise do desempenho do livro didático no processo de ensino-aprendizagem da leitura
Gilvaneide de Sousa Santos
Júlio dos Santos Carrillo
Odalice de Castro Silva
12h15min
Discussões dos trabalhos