GT 3 - Os conteúdos e as metodologias no ensino da gramática
Dra. Célia Barbosa de Medeiros (UnP) celiabarbosa@unp.br, celiabarbos@hotmail.com
Dr. João Gomes da Silva Neto (UFRN) gonet46@yahoo.com.br
Dra. Maria das Graças Soares Rodrigues (UFRN) gracasrodrigues@gmail.com
Abordagens teóricas e metodológicas de gramática, texto e discurso e suas relações com a formação e a prática docentes. As sequências textuais e o ensino de língua materna. Os gêneros e sua contribuição para o ensino de gramática. O ensino de gramática numa abordagem de uso, produção e análise.
Programação
_______________________________________________________________________________________
1º Dia – 12 de agosto de 2010 – 5ª feira
_______________________________________________________________________________________
Sessão 1 - SALA A5
10h45min
Instrumentos específicos para avaliar: relato de experiência
Maria das Graças Soares Rodrigues
11h
Uma análise da proposta de ensino da argumentação e dos gêneros textuais em um livro didático de língua portuguesa
Emiliana Souza Soares Fernandes
11h15min
Língua e uso: didatização na regência de classe
Josilete Alves Moreira de Azevedo
11h30min
Os estudos linguísticos e um novo paradigma de ensino de língua portuguesa
Francisco Ribeiro Silva Júnior
11h45min
Uma reflexão do ensino da análise linguística no Ensino Fundamental II
Marcela Monteiro e Camila Souza
12h
Discussões dos trabalhos
Sessão 2 - SALA B1
10h45min
A sequência descritiva no ensino de língua portuguesa
João Gomes da Silva Neto
11h
O uso dos gêneros textuais como método auxiliar no embate entre linguagem oral e escrita
Juciene Silva de Sousa Nascimento
11h15min
Os gêneros textuais e o ensino de gramática: uma abordagem sintático-semântica do texto em sala de aula
Júlio Neto dos Santos
Ivanaldo Oliveira dos Santos
11h30min
Gramática e gênero discursivo: estudo preliminar acerca da abordagem de ensino enfocada em documentos oficiais
Vilma Nunes da Silva
11h45min
Discussões dos trabalhos
Sessão 3 - SALA B2
10h45
Reflexões sobre os usos e gramática
Alvanira Lúcia de Barros
11h
A dimensão discursiva da retomada de outros em textos de vestibulandos
Maria do Socorro Oliveira
11h15min
A repetição lexical favorecendo a progressão textual em textos argumentativos
Elis Betânia Guedes da Costa
11h30min
Discussões dos trabalhos
_______________________________________________________________________________________
2º Dia – 13 de agosto de 2010 – 6ª feira
_______________________________________________________________________________________
Sessão 4 - SALA A 2
10h45min
O ensino de gramática a partir de regularidades de usos em sequências descritivas
Célia Maria Medeiros Barbosa da Silva
11h
O emprego do adjetivo como elemento modalizador
Ana Catarina Ferreira Cabral Oliveira
Maria Aparecida da Silva Andrade
11h15min
A sintaxe do português brasileiro e o ensino de gramática
Marco Antonio Martins
Kássia Kamilla de Moura
Fernanda Eliza Silva Galdino
11h30min
A natureza discursivo-pragmático dos termos acessórios da oração
José Fernandes Campos Júnior
11h45min
Discussões dos trabalhos
Sessão 5 - SALA A3
10h45min
O ensino de literatura em aulas de língua portuguesa no nível médio
Netanias Mateus de Souza Castro
José Cezinaldo Rocha Bessa
11h
O objeto de ensino da aula de português e os usos sociais da língua
Maria Aparecida Calado de Oliveira Dantas
11h15min
Uma reflexão sobre o ensino de língua materna
Ana Maria C. Almeida Diniz
Gláucia Clélia Sousa
11h30min
Métodos de alfabetização e linguagens
Verônica Palmira Salme de Aragão
11h45min
Discussões dos trabalhos
Dra. Célia Barbosa de Medeiros (UnP) celiabarbosa@unp.br, celiabarbos@hotmail.com
Dr. João Gomes da Silva Neto (UFRN) gonet46@yahoo.com.br
Dra. Maria das Graças Soares Rodrigues (UFRN) gracasrodrigues@gmail.com
Abordagens teóricas e metodológicas de gramática, texto e discurso e suas relações com a formação e a prática docentes. As sequências textuais e o ensino de língua materna. Os gêneros e sua contribuição para o ensino de gramática. O ensino de gramática numa abordagem de uso, produção e análise.
Programação
_______________________________________________________________________________________
1º Dia – 12 de agosto de 2010 – 5ª feira
_______________________________________________________________________________________
Sessão 1 - SALA A5
10h45min
Instrumentos específicos para avaliar: relato de experiência
Maria das Graças Soares Rodrigues
11h
Uma análise da proposta de ensino da argumentação e dos gêneros textuais em um livro didático de língua portuguesa
Emiliana Souza Soares Fernandes
11h15min
Língua e uso: didatização na regência de classe
Josilete Alves Moreira de Azevedo
11h30min
Os estudos linguísticos e um novo paradigma de ensino de língua portuguesa
Francisco Ribeiro Silva Júnior
11h45min
Uma reflexão do ensino da análise linguística no Ensino Fundamental II
Marcela Monteiro e Camila Souza
12h
Discussões dos trabalhos
Sessão 2 - SALA B1
10h45min
A sequência descritiva no ensino de língua portuguesa
João Gomes da Silva Neto
11h
O uso dos gêneros textuais como método auxiliar no embate entre linguagem oral e escrita
Juciene Silva de Sousa Nascimento
11h15min
Os gêneros textuais e o ensino de gramática: uma abordagem sintático-semântica do texto em sala de aula
Júlio Neto dos Santos
Ivanaldo Oliveira dos Santos
11h30min
Gramática e gênero discursivo: estudo preliminar acerca da abordagem de ensino enfocada em documentos oficiais
Vilma Nunes da Silva
11h45min
Discussões dos trabalhos
Sessão 3 - SALA B2
10h45
Reflexões sobre os usos e gramática
Alvanira Lúcia de Barros
11h
A dimensão discursiva da retomada de outros em textos de vestibulandos
Maria do Socorro Oliveira
11h15min
A repetição lexical favorecendo a progressão textual em textos argumentativos
Elis Betânia Guedes da Costa
11h30min
Discussões dos trabalhos
_______________________________________________________________________________________
2º Dia – 13 de agosto de 2010 – 6ª feira
_______________________________________________________________________________________
Sessão 4 - SALA A 2
10h45min
O ensino de gramática a partir de regularidades de usos em sequências descritivas
Célia Maria Medeiros Barbosa da Silva
11h
O emprego do adjetivo como elemento modalizador
Ana Catarina Ferreira Cabral Oliveira
Maria Aparecida da Silva Andrade
11h15min
A sintaxe do português brasileiro e o ensino de gramática
Marco Antonio Martins
Kássia Kamilla de Moura
Fernanda Eliza Silva Galdino
11h30min
A natureza discursivo-pragmático dos termos acessórios da oração
José Fernandes Campos Júnior
11h45min
Discussões dos trabalhos
Sessão 5 - SALA A3
10h45min
O ensino de literatura em aulas de língua portuguesa no nível médio
Netanias Mateus de Souza Castro
José Cezinaldo Rocha Bessa
11h
O objeto de ensino da aula de português e os usos sociais da língua
Maria Aparecida Calado de Oliveira Dantas
11h15min
Uma reflexão sobre o ensino de língua materna
Ana Maria C. Almeida Diniz
Gláucia Clélia Sousa
11h30min
Métodos de alfabetização e linguagens
Verônica Palmira Salme de Aragão
11h45min
Discussões dos trabalhos