Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1986), mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1997) com estágio na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris - França). Atuou como docente no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da FCL/UNESP/Araraquara. Atualmente é professor de Metodologia do Ensino de Português, na Faculdade de Educação da USP. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/USP e de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da FFLCH/USP, ministrando disciplinas e orientando mestrado e doutorado. É coordenador pela FE/USP do projeto de Cooperação Acadêmica - PROCAD-CAPES - Disciplinas da Licenciatura voltadas para o ensino de Língua Portuguesa, desenvolvido em parceria com a UFMA e a UERN. Co-coordena o projeto de pesquisa "Disciplinas da licenciatura voltadas para o ensino de Língua Portuguesa: saberes e práticas na formação docente", financiado pela FAPEMA. Organizador do livro "Estado de Leitura" (Mercado de Letras, 1999) e co-organizador dos livros "Mídia, Educação e Leitura" (Anhembi-Morumbi, 1999) e "Nas Telas da Mídia" (Alínea, 2002), entre outras produções. É presidente de honra da ANPGL (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras). Participou da criação do e da coordenação de várias edições do FALE (Fórum Acadêmico de Letras) e do Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa da USP, bem como da coordenação de edições do COLE (Congresso de Leitura do Brasil) como membro da diretoria da Associação de Leitura do Brasil-ALB, entidade que o promove.