No intuito de apresentar e discutir resultados de pesquisas e de novas experiências na área, um grupo de professores da área de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) criou, em 2003, o I Colóquio de Professores de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura. Durante a segunda edição (em 2004), também realizada na FEUSP, esse grupo promotor decidiu pela realização das próximas edições do Colóquio em outros estados e regiões do país.
A terceira edição, agora denominada de Colóquio Nacional de Professores de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura foi realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Campus de Currais Novos – RN, no período de 08 a 10 de maio de 2006, contando com a participação de 430 inscritos. Essa edição foi realizada em conjunto com o I Seminário de Estágio Supervisionado de Prática de Ensino de Língua Portuguesa do Rio Grande do Norte. O objetivo do III Colóquio foi o de discutir a especificidade da disciplina Metodologia ou Prática de Ensino de Língua Portuguesa, com questionamentos sobre quais práticas dão contorno ao que é central na disciplina, por que a pluralidade de nomes (Didática, Prática, Metodologia, entre outros) e não unicidade de lotação de professores, ora no Departamento de Letras ora no Departamento de Educação.
A quarta edição, com o nome de IV Colóquio de Professores de Língua Materna e Estrangeira e Literatura, ocorreu no período de 05 a 08 de junho de 2007, no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (UFPB), realizado concomitantemente ao V Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura (V SELIMEL), tendo media de 700 participações. O evento teve como objetivo debater as tendências do ensino de Língua e de Literatura, além de discutir propostas alternativas de ensino, práticas e formação profissional nessas duas áreas.
A quinta edição, denominado de V Colóquio de Professores de Metodologia de Ensino de Língua e Literatura, ocorreu no período de 25 a 27 de novembro de 2008 e apresentou como objetivos discutir questões que envolvessem o agir do professor em sala de aula e debater o avanço de pesquisas nessas áreas e suas contribuições para a melhoria da prática docente. Essa edição ocorreu no âmbito do I Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas- FLAEL, e foi realizado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e pela Faculdade 7 de Setembro, em Fortaleza-CE. Teve promoção dos Grupos de Pesquisa GEFORP e PROTEXTO, através do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC, com o apoio da Coordenação Geral das Casas de Cultura da UFC e da Embaixada Francesa, tendo público estimado em mais de 700 participações.
A sexta edição ocorreu no período de 03 a 06 de novembro de 2009, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luis, com o nome V Colóquio de Professores de Metodologia de Ensino de Língua e Literatura, e teve como motivação principal a parceria entre a UFMA, a USP e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), por meio do Programa de Cooperação Acadêmica (PROCAD), intitulado “Disciplinas da Licenciatura voltadas para o ensino de Língua Portuguesa” e financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), para execução no período de 2009 e 2013. O principal objetivo dessa edição foi o de possibilitar o intercâmbio entre pesquisadores, professores, profissionais e estudantes de diversas instituições educativas com a finalidade de potencializar reflexões e ações que contribuíssem para o debate sobre os saberes e as práticas mobilizados na disciplina denominada Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa.
A realização da sétima edição do Colóquio Nacional de Professores de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura, no Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia” (CAMEAM), em Pau dos Ferros – RN, no período de 11 a 13 de agosto de 2010, ficou a cargo do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UERN, em parceria com os Programas de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), também em função do Projeto Interinstitucional do Programa de Cooperação Acadêmica (PROCAD/CAPES) entre UFMA, USP e UERN. Com a participação de público de mais de 700 inscritos, o tema do evento é “O ensino de Língua Portuguesa e de Literatura: dos conteúdos às metodologias” e tem como objetivo principal potencializar reflexões e ações que contribuam para o debate acerca dos conteúdos e metodologias de ensino de Língua Portuguesa e de Literatura. O VII CMELP, cuja execução ficou a cargo do Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo Ensino-Aprendizagem (GEPPE) e do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET), contou pela primeira vez com o apoio da CAPES, por meio do Programa de Apoio a Eventos no País/PAEP, bem como da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte – FAPERN e da Escola de Governo do Rio Grande do Norte, somando-se a estes muitas outras instituições que o apoiaram e patrocinaram.
Versão em PDF, AQUI
Versão em PDF, AQUI